O que o seu trabalho está fazendo com a sua saúde
Estudo revela que passar o dia sentada, em pé ou diante do computador pode provocar doenças graves
O que o trabalho está fazendo com o seu corpo?
Foto: Dreamstime
O ritmo de trabalho feminino aumentou muito nos últimos anos. “O acúmulo de funções elevou em 2000% o número de doenças crônicas, como stress, depressão e lesões músculo-esqueléticas”, informa Mário Bonciani, vice-presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. É possível reverter esse quadro fazendo pequenos ajustes no dia a dia. Adote os conselhos que vão mantê-la saudável.
Chá de cadeira
Ficar horas sentada sobrecarrega a lombar e o cóccix e aumenta o risco de desenvolver câncer e doenças cardiovasculares.
Como manter-se saudável: a cada hora pare cinco minutos para esticar as pernas. Ir ao banheiro ou bebedouro ajuda, mas o ideal é fazer um exercício nessa folguinha, como subir ou descer alguns lances de escada.
Diante da tela
Passar 20 ou mais horas por semana no computador pode provocar sérios problemas. Segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a lesão por esforço repetitivo é a maior causa de doença nas trabalhadoras brasileiras.
Como manter-se saudável: ao digitar, conserve os pulsos em posição neutra, sobre um apoio (não descanse os braços em cima da mesa nem os deixe elevados). E faça pausas frequentes.
Stress total
O stress aumenta a ansiedade e produz cortisol, hormônio que acumula gordura na região abdominal, causa hipertensão, eleva o colesterol ruim e o risco de doenças cardiovasculares, podendo levar à morte prematura.
Como manter-se saudável: a principal técnica para pôr fim à pressão é a atividade física, que alivia a tensão muscular, diminui a produção de cortisol e aumenta a serotonina, hormônio do bem-estar.
Batente noturno
Quem encara expediente à noite fica mais propensa a ter problemas estomacais e câncer de mama. A principal culpada é a baixa qualidade de sono.
Como manter-se saudável: organize as suas tarefas para que você tenha de sete a oito horas de sono por dia, inclusive nos fins de semana. Ao se deitar, feche as cortinas, use protetor auricular para eliminar o barulho e coloque uma venda nos olhos.
Pé por pé
Quem permanecem na posição por mais de oito horas por dia apresenta mais varizes nas pernas do que quem consegue se sentar.
Como manter-se saudável: “Mesmo depois de um longo dia forçando as pernas, não se jogue no sofá. O ideal é continuar se mexendo para aumentar a circulação sanguínea”, ensina Mário Bonciani.