PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Na França, ignorar e-mails do trabalho fora do expediente é lei

Desde 1º de janeiro deste ano, os franceses têm garantido por lei o direito à desconexão e ao descanso.

Por Giovana Feix
Atualizado em 20 jan 2020, 23h29 - Publicado em 4 jan 2017, 14h25
Close-up hand Female mobile phone Paris seine bridge message sms e-mail (LDProd/ThinkStock)
Continua após publicidade

Você chega em casa depois de um longo dia de trabalho. Toma banho, coloca uma roupa confortável, calça seus chinelos, senta no sofá e… chega um e-mail do seu chefe no celular. Ou uma mensagem no WhatsApp, ou até mesmo um telefonema. Se você acha que, em uma situação dessas, é errado ignorar, saiba que na França, a partir desse ano não responder ou não atender é direito do trabalhador.

O chamado “direito à desconexão” entrou em vigor no país em 1º de janeiro de 2017, e diz que empresas com mais de 50 funcionários devem definir quais são os horários fora da jornada de trabalho em que os trabalhadores podem ignorar e-mails e mensagens.

“Essas medidas foram tomadas para garantir o respeito a períodos de descanso e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e familiar”, explica a ministra do trabalho, Myriam El Khomri.

No país, a lei trabalhista já garante um limite de 35 horas de trabalho por semana, além de férias generosas. A nova medida é bem-vinda mesmo assim: em um tempo em que os limites entre trabalho e vida pessoal não parecem tão claros quanto antigamente, é sempre bom admitir que precisamos de descanso – e, muito além disso, tê-lo garantido pela lei.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.