Lista de presentes: comodidade ou aborrecimento?
Feita para facilitar a vida dos noivos, a lista de presentes às vezes se torna um grande transtorno na vida do casal

Você desembrulha e abre a embalagem na maior expectativa… surpresa! Seu presente virou um monte de caquinhos
Foto: Divulgação
Entre os preparativos para o casamento, o que parece mais simples de se resolver é a lista de presentes. A noiva escolhe uma ou duas lojas, vai até lá e seleciona os itens que quer ganhar dos convidados. No entanto, é só os presentes começarem a chegar que os pombinhos se deparam com as surpresas: produtos repetidos, copos e louças quebrados… E a comodidade se transforma em aborrecimento.
A professora Geovana Veronese Kanawati, 27 anos, viveu essa situação com a loja Ponto Frio, em São Paulo. “Muitos convidados compraram o mesmo presente, pois a loja não dava baixa nos produtos vendidos. E na hora de fazer as trocas foi uma baita burocracia”, conta revoltada. Procurada por Viva! para comentar o caso da professora, a loja se limitou a responder: “Os produtos da lista de casamento e os vales-presentes da cliente Geovana Kanawati foram entregues”. A empresa também desculpou-se pelo transtorno ocorrido.
Segundo a advogada Karen Veloso, da Pro Teste/Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, se a loja se oferece para administrar a lista de casamento e não o faz corretamente, os noivos devem reclamar. “Primeiro, tenta-se uma reparação junto ao estabelecimento. Se nada acontecer, deve-se procurar os órgãos de defesa do consumidor ou o Juizado Especial (Pequenas Causas)”, explica Karen.