PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Fui mal avaliada no trabalho. E agora?

Antes de procurar um novo emprego, veja as orientações de nossa colunista de carreira, Cynthia de Almeida

Por Cynthia de Almeida
20 dez 2016, 13h31
 (Thinkstock/)
Continua após publicidade

Tive uma avaliação de desempenho mediana, abaixo da média dos últimos anos. Devo me preocupar e já procurar um novo emprego?

Sim e não. Sim, deve se preocupar, é claro, porque uma avaliação “mediana” é quase um eufemismo para uma avaliação ruim. Já seria ruim em qualquer momento, e é pior agora, nos tempos de crise que atravessamos, em que qualquer desempenho abaixo de ótimo fica perigosamente na linha de risco de demissão. A segunda resposta é não, a decisão de procurar um novo emprego deveria ser sua última alternativa (a não ser que já tenha algo engatilhado). A primeira opção seria entender sua nota baixa, conversar com quem a avaliou e ver se há possibilidade de reverter esse quadro. A segunda, fortemente recomendável, é demonstrar claramente a intenção de fazê-lo, de preferência com compromisso e metas por escrito. Só mesmo se não houver qualquer receptividade à sua nova disposição ou nenhum resultado visível dentro de um prazo combinado, a saída é para o mercado. Ao procurar evoluir, não só melhoram suas chances de permanecer onde está como, no mínimo, haverá o reconhecimento do seu esforço e maturidade por parte da empresa e para você, um aprendizado a mais na carreira.

Cynthia de Almeida é colunista de carreira de CLAUDIA e escreve aqui no site toda terça. Para falar com ela, mande um e-mail para redacaoclaudia@gmail.com

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.