Fature alto abrindo uma esmalteria!
Já ouviu falar em esmalteria? O negócio da vez traz um novo conceito na hora de cuidar das unhas, é lucrativo e está bombando!
A ideia da esmalteria é tornar o momento de fazer as unhas uma experiência prazerosa. “Existe mercado para esse segmento de beleza com foco no tratamento das unhas. Afinal, as mulheres fazem mão e pé toda semana”, diz Elderci Maria Garcia, consultora do Sebrae-SP. Esqueça o barulho dos salões: na esmalteria o serviço deve estar voltado para o conforto da clientela, com direito a cafezinho, chá e até bebidinhas – embora elevem o custo, elas são um diferencial. A ideia pegou, está virando febre e dá dinheiro. Claro que para dar certo tudo deve ser bem planejado. Aprenda como abrir uma esmalteria, trabalhe com o que gosta e vire uma empresária de sucesso!
Cardápio básico do sucesso
O diferencial de uma esmalteria é a oferta de serviços bem variados. Cobre preços diferentes para esmaltes nacionais e importados e abra o negócio com pelo menos estes serviços:
-
Manicure e pedicure
-
Francesinha e inglesinha
-
Unhas artísticas (com desenhos, adesivos, carimbos…)
-
Pelo menos um efeito especial, como ombré, caviar ou plush nails (cobrado por unha)
Continua após a publicidade -
Somente esmaltação (lixar, hidratar e pintar)
-
Serviços para unhas de gel (aplicação, manutenção, avulsa…)
-
Esfoliação e hidratação de cutícula
Como calculo o preço do serviço?
Pense como cliente: quanto você pagaria em cada serviço da sua esmalteria? Pesquise os preços dos salões concorrentes e cobre de 20% a 30% a mais. “As pessoas estão dispostas a pagar mais caro por um serviço que tenha um valor agregado, algo a mais”, diz Elderci. Para estimar seu lucro, veja essa sugestão de cálculo com base no preço de uma manicure simples:
Preço que você pretende cobrar = R$ 16
Gastos previstos com funcionários e material (esmalte nacional) = R$ 10,56
Lucro estimado = R$ 16 – R$ 10,56 = R$ 5,44 por unha x 50 (número de manicures por semana) = R$ 272 por semana x 4 = R$ 1.088 por mês!
Achou difícil? Abra uma franquia!
Uma opção é entrar em contato com empresas que oferecem franquias, como a Esmalteria Nacional (investimento inicial de R$ 40 mil) ou a Clube Esmalteria (investimento inicial de R$ 60 mil). Justamente por serem franquias, a coisa já vem mastigadinha: as marcas fornecem material, mobília, serviço de divulgação e consultoria, por exemplo.
As clientes irão à sua esmalteria e não ao salão do bairro porque você…
É especialista no assunto
“Na esmalteria, a cliente vai encontrar profissionais mais preparados do que nos salões”, explica Elderci. O que significa que a equipe deve ser mais capacitada e acompanhar as tendências em unhas. Matricule as funcionárias em cursos e fique antenada! “O diferencial fideliza o público e faz a cliente voltar”, diz. Sua empresa tem que ter o que de melhor existe em unhas!
Oferece um lugar aconchegante
“A experiência que a cliente passa na esmalteria vai além do serviço oferecido”, aponta Elderci. “Se ela acha o momento especial, volta!”, completa Gustavo Andare, presidente da Esmalteria Nacional, a primeira rede de nail bar do Brasil. Capriche na decoração e sirva cafezinho, chás e docinhos (você mesma pode preparar!). Cuidado se quiser abrir a empresa no fundo de casa: seu espaço tem que ter estilo! “Senão, a cliente pode pensar: como um lugar que não é bacana vai me deixar mais bonita?”, avisa Elderci.
Dá tratamento VIP
As clientes buscam comprometimento (não atrase a hora marcada) e um superatendimento na esmalteria. Todos da equipe devem tratar o público com atenção extra, sempre com sorriso no rosto (leve o bom humor em conta antes de contratar alguém, viu?).
Comece a planejar
Público-alvo
Defina se serão mulheres da classe A, B ou C e tente descobrir seus hábitos e do que elas gostam. Isso ajuda a definir qual serviço vai ter maior saída e onde você vai abrir a esmalteria, perto da casa ou do trabalho delas? É preciso ser fácil chegar e estacionar no local.
Mão de obra
Contrate pelo menos quatro funcionárias: três atendendo e uma na recepção (você pode fazer as vezes de uma delas). Combine um salário fixo, a comissão e registre todas.
Comece certinho
Você pode abrir uma microempresa e ser uma empreendedora individual ou, se preferir ter um sócio, optar por uma sociedade empresária limitada. O Sebrae presta consultoria gratuita sobre como criar sua empresa, mas vale contratar um contador para dar conta da papelada.
Fazendo as contas
Gustavo Andare, presidente da Esmalteria Nacional, a primeira rede de nail bar (que também serve bebidinhas) do Brasil, ajuda a colocar os gastos na ponta do lápis.
Investimento inicial
O ideal é cerca de R$ 30 mil, com previsão de recuperar a grana no período de seis meses a um ano. Esse valor será gasto com:
- Mobília (autoclave para esterilização, carrinhos de manicure, cafeteira…)
- Reforma do espaço. Dá para economizar se você fizer a pintura ou se já tiver um lugar com tudo em ordem.
- Estoque de materiais. Os experts dizem que o ideal é começar com 100 esmaltes (nacionais e importados) e dez alicates por manicure.
- Panfletos, cartões de visita, impressão do logo nos materiais, contador e despesas para abrir a empresa.
Custo mensal
As despesas fixas incluem salários, impostos, aluguel, reposição de material e contas de água, luz e telefone.
Fluxo de caixa
Após os três primeiros meses, seus ganhos devem cobrir os custos e dar lucro – é com ele que você conseguirá repor o investimento inicial. Tenha uma grana guardada com o valor do custo de um mês e use-a para não ficar no vermelho em um mês de menor movimento.