Empréstimo fácil, dinheiro no bolso
Saiba onde e como pedir dindim com pouca ou nenhuma burocracia e veja dicas para fechar o negócio mais vantajoso para você
É importante conferir as taxas de juros
dos empréstimos para não criar uma
bola de neve de dívidas
Foto: Celia Saito
Não faltam opções para conseguir crédito. Diversas instituições emprestam dinheiro. Mas você precisa analisar bem as condições oferecidas.
As taxas, por exemplo, podem estar nas alturas e chegar a mais de 15% ao mês! Ou seja: você pega R$ 200 este mês e no seguinte tem que pagar R$ 230! ”Em geral, obter dinheiro em financeiras é mais fácil, mas os juros são maiores”, diz Leonardo Diz, economista da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).
Facilidade na aprovação
Para conceder um empréstimo, a instituição verificará se você tem restrições de crédito ou nome sujo, por exemplo. Se não houver, ela checará seu salário e, em alguns casos, se possui alguma garantia, a fim de evitar inadimplência. Diga tudo tintim por tintim, pois, quanto menos risco, menores serão os juros. ”Pode ser carro, casa ou outro bem que possibilite um leilão no caso de não pagamento”, explica Leonardo.
Segundo o especialista, há um perfil que conta com facilidade na hora da aprovação: mulheres solteiras, com renda própria e endereço fixo e sem filhos. Sem parceiro ou crianças, ela terá menos despesas e mais grana para quitar a dívida.
A vez dos autônomos
Os autônomos, por outro lado, podem enfrentar barreiras. ”Eles não possuem rendimento fixo.” Mas pôr a mão no dinheiro não é impossível. ”Basta mostrar a declaração do Imposto de Renda e os últimos extratos bancários”, ensina. Agora que está por dentro do processo, navegue no menu abaixo e veja onde pedir o empréstimo e quais são as condições.