Conheça uma das pioneiras e incentivadoras do empreendedorismo feminino no Brasil
A empresária Fabiany Lima trabalha para empoderar outras mulheres para investirem em suas próprias ideias
No mundo da inovação formado pelas start-ups brasileiras, Fabiany Lima, 36, se destaca como uma das primeiras empreendedoras a investir em tecnologia no país. Hoje como CEO da Timokids – que gerencia um aplicativo de livros e jogos infantis para celulares e tablets – e outras duas start-ups, ela não se preocupa com rótulos em sua carreira.
“Já me chamaram de pioneira, de corajosa, de referência de empreendedorismo feminino, já me chamaram até de louca”, diz a empresária carioca direto de Santiago do Chile, para onde se mudou por seis meses para participar do programa Start-up Chile.
O evento é uma das maiores referências do ramo e Fabiany participa como representante de suas marcas, conectando-se com empreendedores do mundo todo e também como mentora de novos negócios. Em meio a tudo isso, ela ainda tem o compromisso pessoal de ser mãe.
As gêmeas Lara e Laís, de 5 anos, ficaram em São Paulo, onde podem ser bem cuidadas e manter suas rotinas na casa do pai. Como a permanência em Santiago é mais longa, as pequenas podem voar para o Chile enquanto estão no período de férias ou a mãe aproveita qualquer oportunidade para dar um pulo no Brasil.
Fabiany Lima e as filhas Lara e Laís
Apesar de funcionar bem para Fabiany e sua família, a ideia de uma mãe tão atarefada ainda não é comum para muitas pessoas. “Fui muito criticada por causa da minha mudança para o Chile, as pessoas queriam saber como eu pude me afastar das minhas filhas. Sei que nunca perguntariam isso para um homem”, ressalta.
Em função disso, a empresária faz questão de rebater as críticas com o outro lado da sua jornada empreendedora: o social. Fabiany busca empoderar outras mulheres para investirem em suas próprias ideias. Ela faz isso por meio de palestras, debates e conversas sobre o tema, onde conta sua própria história de empreendedorismo para quebrar estereótipos de gênero nos negócios.
“As mulheres não estão sendo incentivadas a investir como os homens são e ainda acabam carregando a responsabilidade sobre a vida pessoal, principalmente quando se forma uma família”, argumenta a empresária.
Daí vem a inspiração para o tema de uma de suas palestras mais populares direcionadas ao público feminino: Mulher, mãe, empreendedora e feliz!. “Quero quebrar essa ideia de que uma mulher bem sucedida é infeliz na vida pessoal. Provar que isso é possível e incentivar as mulheres a quebrarem estas barreiras sociais”, justifica.
A empresária foi convidada pelo Google para falar sobre empreendorismo feminino
Depois de se formar em Direito, Fabiany percebeu com as primeiras experiências na profissão que as áreas financeira e de negócios estavam entre seus interesses. Antes do sucesso da Timokids, ela chegou a abrir uma empresa no mercado tradicional (fora da internet e da tecnologia) até poder investir nas suas start-ups em 2008. “As pessoas ainda estavam começando a ver a internet como um mercado, o próprio Google começava a abrir cursos de incentivo, consegui participar de um deles e foi um dos meus primeiros contatos com tecnologia”, lembra.
No fim das contas, ela descobriu que Direito nunca foi mesmo sua vocação. “Sempre fui meio fora da curva, criativa e de olho nas oportunidades. Vejo uma possibilidade de mercado e monetizo isso”, contou. Foi assim que ela começou a primeira start-up, o e-commerce Timolico, inspirada pelas dificuldades de encontrar produtos infantis na web. Depois veio a Timobox, plataforma de venda que conecta fabricantes e lojistas.
Não demorou muito para que seu trabalho chamasse a atenção de outras pessoas criativas, entre elas, o diretor comercial de uma empresa de ilustração Fernando Padovan. “Quando ainda havia poucas mulheres como CEO no mercado, ele entrou em contato querendo trabalhar comigo pelo que viu em minhas palestras”, conta.
Fabiany antes de apresentar sua palestra no TEDx UFABC
Hoje os dois são sócios no aplicativo TimoKids, onde o mascote do antigo site Timolico virou personagem de livros e jogos infantis que trazem histórias com cunho sócio-culturais e em formato 3D, a maioria escrita pela própria CEO da empresa. “Escrevi as treze primeiras usando relatos de amigas e minhas próprias experiências com a maternidade”, conta.
Ela ressalta que, acima de todos os rótulos, é por este trabalho que quer ser lembrada. “Gosto de deixar claro que todo o meu esforço é por uma paixão, que é o meu trabalho. Que acima dos resultados financeiros, ele também me proporciona ótimos resultados sociais”, explica, satisfeita.