Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Conheça a carreira de barista: profissional especializado em drinques de café

Saiba mais como é o campo de trabalho dos baristas e descubra uma nova vocação

Por Redação M de Mulher Atualizado em 17 jan 2020, 14h59 - Publicado em 3 jul 2011, 21h00
Conheça a carreira de barista: profissional especializado em drinques de café

Conheça mais da profissão de barista
Foto: Thinkstock

 

O costume brasileiro de preparar um cafezinho para as visitas pode inspirar seu próximo emprego. Estamos falando da carreira de barista. Vinda da Europa para o Brasil na última década, ela chegou com força total e precisa urgentemente de profissionais especializados. Prepare-se para preencher os requisitos e saboreie essa chance!

O que é
Profissional especializado em bebidas à base de café. Segundo Mário Kuwahara, coordenador da rede de cafeterias Starbucks, “uma das tarefas do barista é conseguir a ‘xícara perfeita'”. O profissional deve conhecer os detalhes do cultivo, processamento, torrefação (processo em que o café é torrado) e extração da bebida. Também estão entre as funções do barista a manipulação de máquinas de café e, em algumas empresas, a recepção dos clientes.

Como ser uma
Para trabalhar na área, a escolaridade exigida é, em geral, ensino médio completo. No entanto, é preciso fazer um curso de especialização. Grandes redes de cafeterias, como Fran’s Café e Starbucks, oferecem esse aprendizado para os novos colaboradores. Caso você queira se adiantar, há cursos livres – mas sem peso de ensino superior – que podem ajudar.

Vale a pena porque
Para Stella Gross, coordenadora de cafés e baristas, a profissão está em alta no mercado. “É uma carreira nova e, por isso, carente de profissionais especializados.”

Continua após a publicidade

Onde trabalhar
Baristas têm emprego em cafeterias, lanchonetes e outros comércios de alimentos/bebidas. Trabalham de 20 a 40 horas semanais. O salário inicial é de, em média, R$ 560. Mas dá para turbinar esse valor e conquistar ascensão profissional.

· A rede de cafeterias Starbucks oferece 25 vagas para baristas em São Paulo. Para participar da seleção é preciso ter mais de 18 anos e ensino médio completo. Envie currículo para rh@starbucks. com.br incluindo no assunto “Atendente Barista São Paulo”.

· Quem também oferece chances na carreira é a rede Fran’s Café. Para deixar seu currículo com eles, envie e-mail para recrutamento@franscafe.com.br.

Onde estudar
Instituto Universal Brasileiro (a distância)
Informações: (11) 3226- 5502

SENAC – São Paulo (presencial)
Informações: 0800-8832000

Centro de Produções Técnicas – CPT (a distância)
Informações: (31) 3899-7000

Continua após a publicidade
Publicidade