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Como reclamar de maus serviços nas redes sociais

O Facebook e o Twitter podem fazer valer os seus direitos. Mas é preciso usar a rede do jeito certo. Veja alguns passos para solucionar contratempos

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 14h59 - Publicado em 12 abr 2012, 21h00
Reportagem: Alessandra Toniazzo - Edição: MdeMulher (/)
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Primeiro, reclame com a empresa. Se não tiver resposta, oficialize a queixa num órgão que pode solucionar o caso
Foto: Getty Images

O banco cobra uma taxa sem autorização. O cliente denuncia no Facebook. A loja não entrega a compra no prazo prometido. Quem adquiriu o produto exige urgência no Twitter. Enfim, as redes socias se tornaram mesmo uma arma nas mãos dos consumidores que querem fazer valer seus direitos.

Se o método funciona? Às vezes, pois a repercussão aflige apenas as grandes empresas. “Na maioria dos casos, a vítima fica sem resposta. Apenas reclamar virtualmente não torna a questão oficial. Só chama a atenção e não gera satisfação”, diz Maria Inês Dolcci, coordenadora institucional da ProTeste Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

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No entanto, as redes sociais podem, sim, ajudar a solucionar o problema. Porém, é preciso utilizá-la a seu favor da maneira correta. Primeiro, reclame com a empresa. Se não tiver resposta, oficialize a queixa num órgão que pode solucionar o caso, como o Procon. Então, torne a pendenga pública nas redes sociais.

As dicas do ProTeste para seu contratempo ter solução rápida

· Avise a empresa do ocorrido e anote o número do protocolo. Problema não resolvido? Comunique ao Procon.

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· Antes de publicar a queixa no seu perfil, pesquise o site ou perfil da empresa. Reclamar direto na mídia social da compahia dá mais resultado.

· Tenha provas, como a nota fiscal da compra, o produto quebrado ou estragado e os protocolos das vezes que você reclamou para a empresa.

· Não minta ou omita informações sobre o serviço ou produto.

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Deu problema? Antes, vá ao procon!

Diretor executivo do Procon de São Paulo, Paulo Arthur Goes ensina os três caminhos para denunciar primeiro na fundação. Pode ser até pela internet.

· Ligue no 151.

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· No site abr.io/procon você tem um espaço para reclamações.

· Lá, preencha o formulário, contando seu problema. O Procon irá protocolar a reclamação.

· Você pode, também, ir até a sede do órgão da sua cidade para registrar a queixa, que é gratuita.

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