Carro usado na mão
Não perca dinheiro com multas do antigo dono e, muito menos, com problemas mecânicos. Saiba como

Seu “calhambeque” até pode ser chamado
assim, mas carinhosamente, e não como
um sinônimo de problemas
Foto: Dreamstime
Antes de comprar um carro seminovo, confira a ficha do automóvel:
· Confira toda a documentação. Exija os comprovantes de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do seguro obrigatório (DPVAT).
· Peça o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Com a concretização da transação, não esqueça do recibo de transferência datado, preenchido e com firma reconhecida.
· Em negociações particulares, anote o RG, o CPF, o endereço e os contatos do vendedor. Caso o automóvel tenha seguro, solicite o telefone da corretora para saber se não houve registros de roubo ou de batidas.
· Verifique em postos do Detran ou no site do Denatran (selecione o link do seu estado) se não existem multas, dívidas ou até mesmo bloqueio do veículo por roubo.
· Verifique o manual do proprietário e veja se o carro passou por revisões.
Dicas para vistoria
· Nunca adquira um veículo usado sem fazer pesquisa de preço e testá-lo.
· Leve um mecânico de sua confiança para avaliar o carro. Ele será capaz de identificar possíveis problemas.
· Veja se o número do chassi é o mesmo nos vidros, no motor e nos documentos do automóvel.
· Compare o marcador de quilometragem com o estado da borracha dos pedais. Se o número for baixo e o material estiver gasto, há chance de ter havido alguma alteração.
· Teste as portas para saber se abrem e fecham perfeitamente e se estão alinhadas à carroceria. O mesmo vale para os vidros das janelas e o capô.
· Manchas na pintura indicam que houve acidente e o conserto não foi bem-feito.
· Enrole um ímã numa flanela e passe-o sobre a lataria. Se não aderir em algum ponto, o local foi reparado com a ajuda de massa plástica.
· Pontos de ferrugem – olhe principalmente embaixo dos tapetes e bancos – sugerem que o veículo tenha ficado em uma enchente
· Verifique se os pneus e estepe estão em bons estados, e se há o kit básico de ferramentas (em muitos veículos esse kit é acessório de série).
AMPARO LEGAL: O Código de Defesa do Consumidor assegura garantia de 90 dias nas compras realizadas em estabelecimentos comerciais. As feitas diretamente com o antigo dono não têm essa proteção.