CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Carro usado na mão

Não perca dinheiro com multas do antigo dono e, muito menos, com problemas mecânicos. Saiba como

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 12h51 - Publicado em 26 out 2008, 21h00
Carro na mão

Seu “calhambeque” até pode ser chamado
assim, mas carinhosamente, e não como
um sinônimo de problemas
Foto: Dreamstime

Antes de comprar um carro seminovo, confira a ficha do automóvel:

· Confira toda a documentação. Exija os comprovantes de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do seguro obrigatório (DPVAT). 

· Peça o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Com a concretização da transação, não esqueça do recibo de transferência datado, preenchido e com firma reconhecida. 

· Em negociações particulares, anote o RG, o CPF, o endereço e os contatos do vendedor. Caso o automóvel tenha seguro, solicite o telefone da corretora para saber se não houve registros de roubo ou de batidas. 

· Verifique em postos do Detran ou no site do Denatran (selecione o link do seu estado) se não existem multas, dívidas ou até mesmo bloqueio do veículo por roubo. 

· Verifique o manual do proprietário e veja se o carro passou por revisões.

Dicas para vistoria

· Nunca adquira um veículo usado sem fazer pesquisa de preço e testá-lo. 

Continua após a publicidade

· Leve um mecânico de sua confiança para avaliar o carro. Ele será capaz de identificar possíveis problemas. 

· Veja se o número do chassi é o mesmo nos vidros, no motor e nos documentos do automóvel.
· Compare o marcador de quilometragem com o estado da borracha dos pedais. Se o número for baixo e o material estiver gasto, há chance de ter havido alguma alteração. 

· Teste as portas para saber se abrem e fecham perfeitamente e se estão alinhadas à carroceria. O mesmo vale para os vidros das janelas e o capô. 

· Manchas na pintura indicam que houve acidente e o conserto não foi bem-feito. 

· Enrole um ímã numa flanela e passe-o sobre a lataria. Se não aderir em algum ponto, o local foi reparado com a ajuda de massa plástica. 

· Pontos de ferrugem – olhe principalmente embaixo dos tapetes e bancos – sugerem que o veículo tenha ficado em uma enchente 

· Verifique se os pneus e estepe estão em bons estados, e se há o kit básico de ferramentas (em muitos veículos esse kit é acessório de série). 

AMPARO LEGAL: O Código de Defesa do Consumidor assegura garantia de 90 dias nas compras realizadas em estabelecimentos comerciais. As feitas diretamente com o antigo dono não têm essa proteção.
 

Continua após a publicidade

Publicidade