Bom humor traz sucesso profissional
Empresas têm procurado cada vez mais profissionais bem humorados, pois sabe que quem ri mais, também produz mais
Interagir com os colegas é importantíssimo
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Foi-se o tempo em que as funcionárias que cumpriam à risca suas atribuições dentro da empresa eram as queridinhas. Se antes eram mais bem-vistas aquelas que produziam, produziam e produziam, sem esboçar qualquer interação com os colegas do setor, agora elas perdem lugar para as que se relacionam bem e têm o astral lá em cima. Isso porque estar perto de gente assim é sinônimo de bem-estar e de trabalho agradável. A produção alta de todo o grupo torna-se uma consequência e, diante de problemas, é essa turma que encontra as melhores maneiras de se livrar (bem rápido) do transtorno.
“Numa contratação, além das atribuições exigidas para o cargo, o bom humor é um ponto muito importante. Ele mostra que a pessoa sabe lidar com todos os tipos de situações, sem prejudicar sua produtividade”, enfatiza Julia Alonso, especialista em recursos humanos e co-autora do livro “Rir é o Melhor Negócio”. A boa notícia é que, se você está longe de se encaixar neste perfil, ainda pode mudar de lado. “Há tempo de rever seu modo de agir e repensar o que realmente vale a pena”, diz Julia. Traduzindo: peça demissão já do grupo dos ranzinzas e comece a ser mais simpática com todos!
Segredos de ouro
– Enquanto a cara feia amedronta, o humor convida as pessoas a se aproximarem e melhora as relações.
– Entre colegas, o riso aumenta a confiança mútua, estimula a cumplicidade e deixa as pessoas mais abertas e propensas a fazer maior uso do humor, aumentando os laços entre os grupos.
– Para quem quer chegar a cargos de liderança, o bom humor é um grande aliado, pois reduz a inibição, torna os indivíduos sociáveis e faz as idéias fluírem.
Mude de lado
Reveja o seu modo de agir
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Problema
Seu pensamento ranzinza é focado no fracasso. Você torce contra projetos só para confirmar sua previsão pessimista.
Solução
Deixe de lado o mau humor e veja com bons olhos o que acontece à sua volta. Tenha certeza de que, ao trabalhar para o melhor, as conquistas se tornam mais saborosas.
Problema
Sua cara espanta os subordinados. Eles não se interessam pelo trabalho, só cumprem o horário e fazem as tarefas de qualquer jeito.
Solução
Responda você mesma de quem é a culpa! Empregados só trabalham motivados quando se sentem bem naquele ambiente. O líder tem que ser carismático e conduzir seu grupo de bem com a vida.
Problema
Seu isolamento em relação os colegas está lhe incomodando, pois você está sempre só.
Solução
Não se faça de coitada nem espere paparicos. Quem tem a síndrome do mau humor fica de canto porque os outros não querem ser contaminados. Ensaie sorrisos e mostre que você pode ser legal.
Problema
O chefe é um indivíduo repugnante, de tão mal-humorado. É muito difícil trabalhar com ele!
Solução
Experimente reverter o problema: trate-o com gentileza, humildade, tolerância, autocontrole e, sobretudo, releve suas atitudes desagradáveis. Com o tempo, ele vai notar – e melhorará.
Ria mais e bom trabalho!