Aprenda a se portar no trabalho
Saber portar-se na empresa é importantíssimo para crescer na carreira. Siga nossas dicas e adote-as no dia a dia
Cumprimente seus clintes e chefes sempre com educação e firmeza
Foto: Dreamstime
Poucos lugares requerem tanto cuidado com as boas maneiras quanto o ambiente de trabalho. Uma simples saia-justa pode custar aquela promoção tão sonhada. Sem contar nas muitas dúvidas que surgem com os relacionamentos profissionais: afinal, que comportamento você deve ter durante uma conversa com o chefe? Saber portar-se na empresa pode influenciar (e muito!) a evolução da sua carreira. Descubra como usar a etiqueta a favor do seu currículo:
Saiba se apresentar às pessoas: lembre-se: os mais jovens são apresentados aos mais velhos; os homens, às mulheres; e os mais baixos na hierarquia, aos mais altos. Por exemplo, o gerente é apresentado ao presidente da empresa – nunca o inverso. Quando for apresentar alguém, fale nome, sobrenome e cargo. Outra boa lição é cumprimentar sempre com firmeza. Nada de estender aquela mão mole e frouxa! Entre homens e mulheres, a iniciativa para o aperto de mão vem sempre do lado feminino. Beijo no rosto é melhor evitar, a não ser que a relação seja de muita intimidade.
Sempre arrume a sua mesa: sua mesa revela muito sobre você! Deixar papéis espalhados, portanto, pode dar a impressão de desleixo. Mantenha sua mesa sempre organizada e evite penduricalhos, que carregam o ambiente. Prefira fotos da família e plantas para dar aconchego.
Participe nas reuniões: é claro que você deve aguardar sua vez para se pronunciar numa reunião. Mas não entre muda e saia calada! Peça licença, cumprimente os presentes e fale claramente. Seja breve para não cansar e organize o pensamento antes de defender uma opinião.
Tome cuidado na hora de conversar:
· A tentação pode até ser grande, mas falar mal das pessoas não compensa. O melhor é ficar bem caladinha.
· Evite comentar tragédias e problemas pessoais. Afinal, você não quer virar a chata da turma.
· Nunca boceje enquanto estiver conversando com alguém.
· Falar só de negócios é chato. Varie os assuntos lendo jornais e revistas.
· Piadinhas demais não são nada agradáveis – nem mesmo por e-mail.
· Nunca faça comentários preconceituosos.