Aprenda a salvar arquivos na nuvem e impressione seu chefe
Com tecnologia gratuita, serviços online oferecem armazenamento e compartilhamento de arquivos mais ágil

Foto: Getty Images
Você já deve ter ouvido falar sobre Cloud Computing, mas pouca gente sabe exatamente como usar esse poder para deixar a vida mais fácil no trabalho. Com essas dicas, você poderá mostrar para seu chefe e colegas como usar serviços online para ser mais eficiente e antenada.
Esqueça os anexos
Existem vários serviços que podem te ajudar a parar de mandar emails com arquivos enormes anexados, que sempre voltam e fazem você gastar tempo. Serviços como o Dropbox e similares permitem que você salve um arquivo em uma pasta coletiva na internet. Daí, é só enviar o e-mail com o link da pasta para os colegas que, em um clique, abrem o documento desejado.
No Google Docs, você pode até mesmo editar textos, planilhas e apresentações diretamente no seu navegador, sem custo algum. E ainda pode dividir esses arquivos com seus colegas de classe ou companheiros de trabalho, que poderão editar ao mesmo tempo que você. Chega de arquivos com o nomes do tipo “resumo_2_versão_Final_terceira”.
Leia os jornais e revistas mais influentes do mundo
Quer comentar sobre um artigo do El País ou do New York Times, mas você ainda precisa aprender mais vocabulário para conseguir compreender tudo? O Google Tradutor oferece tradução gratuita de 64 idiomas e até permite ouvir a maneira correta de pronunciar palavras específicas. Você pode escrever palavras soltas para traduzir, ou mesmo um artigo inteiro é só copiar o endereço da web do texto que você está interessado e colocar no tradutor. Isso vai te ajudar a aumentar suas fontes de conhecimento, o que é sempre bom.
Evite teleconferências chatas
Sabe aquela reunião logo depois do almoço, em que todo mundo fica com sono acompanhando por viva-voz uma ligação telefonica? Existem vários serviços que podem ajudar a criar uma reunião mais produtiva e menos chata. O Google+, por exemplo, permite que você abra uma conversa de vídeo e voz com até 10 pessoas, usando apenas uma conexão de internet e o poder da nuvem, ou seja: sem precisar fazer download de programa nenhum.