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9 passos para ter sucesso na sua campanha de crowdfunding

Um site de financiamento coletivo pode ser a solução que você estava buscando para embarcar no empreendedorismo. Não sabe por onde começar? A gente te mostra o caminho!

Por Karoline Gomes
Atualizado em 21 jan 2020, 22h59 - Publicado em 12 Maio 2015, 09h43
Thinkstock (/)
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Graças à internet, explorar seu lado empreendedora e colocar uma ideia em prática já não é mais um sonho tão distante. As ferramentas de financiamento coletivo (ou crowdfunding) crescem a cada ano no Brasil e têm movimentado milhões em arrecadações que ajudam a tirar diversos tipos de projetos do papel – filme, livro, série, aplicativo, loja física, loja online, entre outras criações. 

Hoje muito do que consumimos e conhecemos online são produtos que nasceram com o apoio de doações recebidas nas plataformas de crowdfunding. Ficou empolgada e quer buscar colaboradores para a sua invenção? Antes de se jogar nessa empreitada, dê uma olhada nas nossas dicas. É ler, se planejar, convidar uma galera para divulgar e correr para o lançamento!  

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1. Encontre o lugar ideal

Com o crescimento do financiamento coletivo, crescem também as opções de plataformas existentes no mercado para hospedar a sua ideia. Lembre-se de que o site que leva sua campanha para o público deve ser estável, prático e fácil de acessar, além de oferecer bons negócios. Por isso, antes de fazer a sua escolha, cheque o valor da comissão sobre o dinheiro arrecadado – tanto se você for bem-sucedida quanto se sua meta não for alcançada –, pesquise todas as condições e, com essas informações em mãos, defina o melhor site para atender os seus objetivos.

2. Faça um planejamento

Para iniciar uma campanha em um site de crowdfunding, primeiro você precisa calcular o valor necessário para viabilizar o seu projeto e, então, estabelecer a meta de arrecadação. Estude o custo de cada etapa, avalie se será necessário comprar equipamentos, se o dinheiro será usado somente para bancar o lançamento… Coloque tudo na ponta do lápis antes de fazer a divulgação na plataforma escolhida. Afinal, você não vai querer mudar as informações durante a campanha – a não ser que surja algum imprevisto.

3. Apresente-se!

Para conquistar a atenção do público, é importante fornecer todas os dados possíveis sobre o que você pretende desenvolver (de forma clara e objetiva) e, também, sobre quem está por trás do projeto. Assim, os apoiadores podem se identificar tanto com o produto ou serviço anunciado quanto com a sua história e experiência. Não precisa ser nada formal – um link para antigos trabalhos e a motivação para começar um novo de forma independente já ajuda a despertar o interesse.

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4. Explore as redes

Se a campanha é online, é na internet que você vai disseminá-la. E quanto maior o número de pessoas você conseguir atingir no tempo determinado para receber as doações, melhor! Mas não basta criar a página da campanha ou contar apenas com a ajuda dos seus amigos no Facebook – você precisa se empenhar na divulgação. Determine seu público-alvo e vá até ele: procure as redes sociais e a linguagem que ele utiliza, investindo em postagens diversificadas para espalhar a sua ideia.  

5. Preste atenção na propaganda 

Cuidado com o que você escreve e como isso se traduz na comunicação com o público-alvo. Procure não falar muito sobre o dinheiro da campanha, mas sim sobre a importância e os benefícios da sua criação. Ao invés de frases como “Doe 10 reais para minha campanha”, prefira “Conheça meu projeto e contribua” – sempre com um link direcionando para a plataforma, onde um possível colaborador saberá mais sobre suas metas e necessidades para, enfim, realizar uma doação se tiver interesse. 

6. Atualize-se sempre

A internet é rápida e assim também deverá ser o seu trabalho. Sempre que algum assunto que tem a ver com o que você está planejando se tornar viral, meme ou causar algum tipo de discussão nas redes, aproveite o momento e fale sobre o seu projeto, dê informações interessantes sobre sua experiência e pesquisa.  

7. E atualize seu público

Quem investir dinheiro na sua campanha com certeza vai querer saber mais sobre o desenrolar do projeto. Use as redes sociais que utiliza para manter contato com quem torce por você e dê a eles um feedback ao menos semanal. Pode ser uma foto de um dia de trabalho ou um textinho rápido explicando em que pé estão as coisas. Se estiver sem novidades, reporte isso também, pois esse pode ser outro gancho para pedir que mais pessoas compartilhem a sua ideia em busca de novos colaboradores. Sempre sem desânimo!

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8. Não abandone seus financiadores

Assim como é importante dar um feedback durante o trabalho, seus investidores precisam saber, claro, qual foi o desfecho da sua jornada no empreendedorismo, se você alcançou sua meta, quando será o lançamento… E agradecer àqueles que contribuíram para tornar sua ideia realidade é o mínimo que você pode oferecer. 

 9. Presenteie 

Dizer “obrigada” é o mínimo mesmo que você pode fazer, pois outra sugestão para o pós-campanha é presentear! Recompensar as pessoas que ajudaram a financiar o seu plano é uma ótima estratégia para mostrar o seu produto pronto e, ainda, para manter os apoiadores fiéis. Isso não é obrigatório – até porque, em alguns casos, não há garantia de que haverá condições de dar presentes –, mas, se puder, mande cópias do seu livro ou filme quando estiver finalizado, dê um vale-presente para gastar na sua loja quando ela estiver funcionando… A pessoa vai adorar, pois vai se sentir parte da realização do seu projeto e ver que sua contribuição valeu a pena! 

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