Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Xampu a seco: conheça todos os perigos de seu uso frequente

Em entrevista exclusiva à ESTILO, a cosmetóloga Sônia Corazza nos contou tudo a respeito deste cosmético cada vez mais usado entre as mulheres.

Por Maria Eduarda Mallet Atualizado em 21 jan 2020, 07h27 - Publicado em 21 jul 2016, 12h18

Cosmetóloga, trabalha há trinta e oito anos na área de pesquisas, criação e desenvolvimento de produtos cosméticos, Sônia Corazza conversou com a ESTILO a respeito do xampu a seco. Desvendamos todos os males, cuidados e usos que envolvem este cosmético cada vez mais usado entre as mulheres contemporâneas. 

Confira a entrevista na íntegra:

1. O uso regular do xampu a seco faz mal aos cabelos? Por que e como?

A lavagem com um xampu comum ocorre por remoção química, quer dizer,  você passa o produto no couro cabeludo, que é vivo, e depois enxágua. Já o processo com xampu a seco ocorre por adsorção e remoção mecânica, ou sejaele gruda restos de impurezas no couro cabeludo e por arraste mecânico com o pente, você as retira. 

Dessa foma, o uso frequente deste produto não é ideal, pois não faz uma limpeza efetiva. Ele apenas cria um ambiente propício para microorganismos oportunistas ou uma população microbioana que pode ser patogênica. Podendo causar posteriormente até caspas e dermatite seborreica. 

2. Como limpar os resíduos e tratar os cabelos após o uso do xampu a seco?

Capriche na limpeza com um xampu anti-resíduos, ou xampus com bons agentes de limpeza, como óleo essencial de melaleuca ou lavanda

3. Qual o número de vezes aceitável para o uso do xampu a seco?

No máximo uma vez por semana. Para qualquer tipo de cabelo. 

4. Existe algum produto ou processo que substitua o uso do xampu a seco?

Na década de sessenta, as pessoas utilizavam muito o talco como finalização do banho, nos cabelos e removiam com pente ou escova. Ele absorvia gordura e adsorvia impurezas na superfície do couro cabeludo e dos fios. Porém, com o aumento da poluição nas grandes cidades, a necessidade de limpeza aumentou e com isso o talco caiu em desuso, dando lugar ao xampu a seco. Portanto, muitos acreditam que o talco substitui o xampu a seco, mas isto não é mais uma realidade. 

5. Quando a pessoa está com o cabelo sujo e sem tempo de lavar, o que fazer? 

Pode parecer estranho, mas o produto mais eficaz para limpeza é o lenço umedecido, aqueles de bebês e bem suaves. Faça uma limpeza do couro cabeludo setorizada e depois passe pelos fios inteiros. 

6. Quantas vezes são recomendadas para lavar os cabelos por semana, para cada tipo de cabelo?

Cabelos oleosos:  todos os dias ou dia sim, dia não. 

Continua após a publicidade

Cabelos normais: duas a três vezes por semana.

Cabelos secos:  uma a duas vezes por semana.

 

 

 

 

 

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade