CLIQUE E ASSINE A PARTIR R$ 6,90/MÊS

Tingir o cabelo em casa? Veja como conseguir o melhor resultado

Mudar a cor do seu cabelo por conta própria é menos complicado do que se imagina. Com essas dicas, você vai ficar linda!

Por Débora Lublinski Atualizado em 12 jul 2017, 18h58 - Publicado em 24 nov 2016, 16h00

Tingir o cabelo sozinha, fora do salão, está mais fácil do que nunca. Há fórmulascom ativos hidratantes, específicas para fios cacheados e até cores que prometem desbotar menos – e não amarelar. Descubra como conseguir o melhor resultado.

Leia mais: 5 segredos que você precisa conhecer antes de pintar o cabelo

Escolha certa

Levar em conta seu objetivo e o histórico dos fios é o segredo do sucesso da coloração. Saiba qual a melhor opção se você…

…tem alguma química: invista nos tonalizantes. Livres de amônia, agridem menos o cabelo já sensibilizado

…quer mudar a cor: “Opte sempre pela tonalidade mais clara. Se não gostar, é mais fácil escurecer os fios do que clareá-los”, diz Simara Machado, coordenadora de treinamento da Beauty Color.

…pretende cobrir os brancos: se forem maioria, prefira a coloração permanente ao tonalizante.

Veja aqui inspirações para encontrar a cor de cabelo dos seus sonhos.

Antecipe-se!

  • Fortaleça o cabelo usando máscara reconstrutora dois dias antes da coloração. “Não recomendo misturar óleo ou ampola de vitamina à tinta. Há sempre o risco de reação química”, alerta o colorista Michael Ribeiro, do Homa Elite Salon, em São Paulo.
  • Fios longos e volumosos podem exigir mais de uma caixinha de tinta.
  • Organize tudo antes de começar: divida o cabelo em quatro partes, proteja a testa com hidratante ou vaselina e só então misture a tinta à emulsão reveladora e à água oxigenada. “Se esperar demais para aplicá-la, a amônia, que tem um pico de ação, perde potência”, avisa Machado.

Errar é humano, mas…

Ninguém quer ficar com os fios manchados e danificados. Confira as dicas para evitar os deslizes mais comuns:

Continua após a publicidade

  • Evite lavar o cabelo um dia antes do processo e dispense o uso de qualquer tipo de leave-in. Os resíduos de produtos podem atrapalhar a penetração dos pigmentos.
  • Comece a aplicação da tinta pelos fios brancos.
  • Ao retocar, primeiro aplique a coloração só nas raízes. Quando faltarem os 15 minutos finais do processo, passe no restante do cabelo. Isso evita diferenças de tonalidade e garante mais brilho.
  • Invista em uma linha completa, com xampu, condicionador e máscara específicos para fios coloridos.

Leia mais: 6 práticas que detonam os cabelos tingidos

Luzes? Pense bem

Não é conversa de cabeleireiro que quer garantir clientes: reproduzir em casa as mechas feitas no salão é difícil.

Até existem no mercado produtos específicos, com toucas e aplicadores especiais, que prometem reproduzir as californianas ou o ombré hair.

O problema, porém, vai além da destreza: “Especialmente nas morenas, não há como prever a tonalidade dos reflexos, pois cada cabelo tem um tom de fundo particular. É comum terminar com mechas avermelhadas ou até alaranjadas”, alerta a cabeleireira Marcela Lippi, do Studio Tez, em São Paulo. No salão, o profissional tem experiência não só para avaliar a cor como para interceder durante o processo. Se quiser experimentar, faça o teste antes em uma mecha fina para verificar o tom final.

Depois da tintura, saiba como cuidar dos fios tingidos.

Continua após a publicidade

Publicidade