Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Manual da tintura: um guia rápido para você mudar a cor do seu cabelo

Bateu vontade de mudar o visual, mas não sabe por onde começar? A gente te mostra como escolher a tinta e a cor ideais, decifrar o rótulo das caixinhas, encontrar o tom da sobrancelha.

Por Mariana Gabellini
Atualizado em 15 jan 2020, 07h01 - Publicado em 26 mar 2014, 21h00

O primeiro passo

Antes de qualquer coisa, você deve ter em mente o resultado que deseja alcançar. “Para cobrir os fios brancos, por exemplo, o melhor é usar coloração permanente, que abre as cutículas para depositar o novo pigmento”, diz a hairstylist carioca Simara Machado. “Para iluminar o look, faça mechas do comprimento às pontas também com coloração permanente num tom sobre tom”, completa. Seu desejo é consertar um erro de coloração? “Esse é um trabalho extremamente técnico, por isso não aconselho arriscar em casa”, diz a hairstylist Silene Olmo. “Tem casos em que é preciso usar até descolorante.”


Como escolher a tintura certa para você

Hena para fios bem escuros
É um corante natural extraído das folhas de uma árvore indiana e colore temporariamente (começa a desbotar em 20 dias). É ideal para quem quer tons escuros, como o preto. “A desvantagem é que tem ácido tânico, que deixa o fio rígido e ressecado”, diz o colorista Kenyo Hoffman.

Tonalizante para tons suaves
Como não contém amônia na fórmula, possui formulação menos agressiva e dura em média 45 dias nos fios. Mas saiba que esses produtos só escurecem e dão brilho. Se sua intenção é ficar loira, não são indicados. É uma boa para quem tem medo de transformações ousadas.

Colorações para mudar de cor
São todas aquelas que possuem amônia na fórmula, ativo responsável por abrir as cutículas e depositar pigmentos na parte interna do cabelo. Elas clareiam até quatro tons! Mais que isso, garota, será preciso usar descolorantes. Daí, se não tiver experiência, o melhor é ir ao salão!

 

Continua após a publicidade

A cor ideal para sua pele 

“Peles claras e rosadas combinam com tons de loiro-acinzentado, castanho-acinzentado, tons de chocolate frio de médio a escuro, borgonha (vermelho fechado) e platinados”, ensina Hoffman. “Já peles douradas e negras ficam lindas com loiro-dourado, castanho-dourado, castanho-avermelhado, vermelhos, borgonha e chocolates do claro a médio”, diz o colorista. “É necessário ter consciência da estrutura dos fios, se estão saudáveis e se será possível fazer manutenção”, diz Simara.


O que você precisa saber antes de pintar

1- É essencial fazer o teste de mecha recomendado na embalagem das colorações.

2- Tinturas clareiam até quatro tons de fios virgens. Mas não clareiam cabelo tingido, ok?

3- Um kit de coloração possui uma quantidade suficiente para tingir cabelos curtos ou médios. Se tiver fios longos ou cabelo volumoso, o melhor é comprar pelo menos duas caixinhas.

Continua após a publicidade

4- Quer cobrir fios brancos e usa tintura com reflexos? Então, misture sua coloração com uma de final zero. As duas tinturas devem ter o primeiro número igual e você deve usar a mesma medida para as duas.

 

E a sobrancelha? 

É comum que fique mais escura ou mais clara do que o cabelo. Mas o que fazer quando isso acontece? Bem, nesse caso só um profissional pode ajudar. Isso porque será preciso usar um tipo de tintura específico para a pele do rosto. “Coloração de cabelo pode provocar queda dos fios das sobrancelhas”, alerta Silene.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.