Hidratação ou reconstrução: qual é mais indicado para você?
Saber exatamente do que seu fio precisa é essencial para um bom resultado
É muito comum chegarmos ao salão pedindo uma hidratação ou comprar produtos com essa promessa para cuidar do cabelo em casa porque, afinal, é o que sempre escutamos que devemos fazer para recuperar a saúde dos fios, certo?
Errado! Como tudo na vida, cada caso é um caso. Assim como existe um creme de rosto para cada problema (manchas, rugas, flacidez), existe um tratamento de cabelo mais adequado para você.
Você deve estar se perguntando: mas então como vou saber exatamente do que meus fios precisam?
O cabeleireiro Eron Araujo, do Eron Araujo Creative Salon, em São Paulo, ensina um jeito fácil de identificar a necessidade do seu fio, para não ter erro na hora da escolha:
Faça uma hidratação se…
Seus fios forem secos ou estiverem ressecados porque foram expostos ao sol, mar ou agressores naturais. O tratamento irá repor água e evitar que os fios percam ainda mais hidratação natural.
Faça uma reconstrução se….
O seu cabelo passou por algum procedimento químico como coloração, alisamento, luzes ou se você usa muitos aparelhos térmicos como chapinha e babyliss. O tratamento irá repor nutrientes perdidos durante o procedimento, como proteínas e vitaminas essenciais para recompor a fibra capilar.
E quando devo fazer cada uma delas?
“Indico a hidratação semanalmente, porque é um procedimento mais leve, capaz de beneficiar qualquer tipo de cabelo. Já a reconstrução, que consta em um tratamento um pouco mais completo, pode ser feita a cada 15 dias (para danos mais intensos) ou 30 (para danos menos graves)”, diz Eron Araújo. O expert lembra que reconstrução em excesso, pode deixar os fios rígidos (duros) demais. E que a hidratação, por sua vez, pode deixar os fios pesados demais, se feita com uma frequência maior do que o indicado. Anotou?