Este japonês criou um corte de cabelo inspirado na poda das rosas
E para acompanhar a “lapidação” precisou de uma tesoura especial...
Foi em outubro passado que conheci o senhor Lauro Sakamoto e entreguei a ele meu cabelo para que demonstrasse sua técnica. Ainda não cortei o cabelo de novo, confesso. Mas fiquei encantada com a história daquele senhor japonês que observou a delicadeza da poda das rosas e decidiu que os fios do cabelo precisavam do mesmo cuidado para crescer fortes e saudáveis.
Um breve histórico
Lauro é cabeleireiro desde os 19 anos. Ao passar uma temporada cuidando de plantas no Japão, notou que poderia transpor o princípio de que uma rosa deve ser podada na diagonal ao corte dos cabelos. “A estrutura cilíndrica dos fios de cabelos é parecida com os talos das rosas. Então, com uma ferramenta de corte, a ponta do fio seria segmentada na vertical, sempre a seco, o que possibilita maior captação de oxigênio, garantindo um crescimento mais rápido com mais saúde para se desenvolver”, explica ele comparando as atividades.
Este já não era o método convencional de corte de cabelos. Então ele nomeou a técnica de lapidação de cabelos, como uma joia que é lapidada simetricamente de acordo com seu tamanho original. Para acompanhar a nova técnica, ele precisava de uma tesoura que ainda só existia em sua imaginação… Foram quase dez anos até conseguir desenvolver a tesoura “3 em 1”: “A primeira tentativa foi colar duas tesouras iguais com resina epóxi. Não funcionou. Depois de alguns anos, encontrei um ferramenteiro de joalheiro que me ajudou a desenvolver as exclusivas e devidamente patenteadas tesouras Dupla e Tripla”, conta.
Agora, este conceito já está nas mãos da segunda geração: as filhas, Kelly e Luma, instigadas pela forma de pensar inovadora do pai, buscaram conhecimento em tricologia, a ciência que estuda o cabelo, para expandir as possibilidades de trabalho.
Benefícios da lapidação de cabelos
A técnica proporciona saúde aos fios, realçando a verdadeira beleza do cabelo e garantindo praticidade para o dia a dia.
- Oxigenação – a área de oxigenação dos fios é ampliada, o que favorece o crescimento e o fortalecimento dos cabelos;
- Movimento – a lapidação proporciona leveza e harmonia aos fios;
- Volume – o uso das tesouras na vertical favorece o encaixe entre os fios, sem o efeito “vassoura”, permitindo o controle do volume dos cabelos;
- Maciez – os fios lapidados imediatamente apresentam aspectos de tratamento, pois as pontas danificadas são removidas e realinhadas;
- Brilho – os fios lapidados apresentam mais vitalidade e o brilho natural é realçado;
- Estilos – é possível fazer qualquer corte, desde o curto “pixie”, o médio “bob” ou o longo “repicado”, além dos cortes masculinos;
- Comprimento – com a escala milimétrica da tesoura tem-se um melhor referencial, o que permite lapidar os cabelos sem mexer no comprimento.
* O salão Kimio Hair fica em Indaiatuba, interior de São Paulo.