Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Detox capilar: os benefícios dessa superlimpeza do couro cabeludo

Depois dos sucos e das dietas, é a vez do tratamento para o cabelo. Entenda a importância de fazer uma limpeza do couro cabeludo

Por Fernanda Morelli Atualizado em 12 jul 2017, 18h16 - Publicado em 6 set 2015, 07h21

Perda de brilho dos fios, queda, ressecamento, coceira e descamação do couro cabeludo. Esses sintomas podem ser sinal de uma intoxicação – capilar. Isso acontece quando o folículo, onde se encontra a raiz do fio, fica entupido por resíduos de produtos – como xampu e finalizador –, poluição, cloro da piscina e até por causa do cobre e do cálcio presentes na água do chuveiro. “O couro cabeludo é como se fosse o solo do folículo capilar, irrigando-o e fornecendo os nutrientes necessários para que as mechas cresçam saudáveis”, explica o bioquímico francês Bruno Bernard, pesquisador da L’Oréal para o Departamento de Pesquisa & Inovação. “Portanto, se ele não estiver devidamente limpo, tratar apenas o cabelo não trará um resultado eficaz”, completa o cabeleireiro Rafael Dios, do salão Spa Dios, em São Paulo.

Operação limpeza

Os tratamentos detox realizados nos salões prometem uma limpeza profunda do couro cabeludo, ativando a circulação sanguínea local e proporcionando uma melhor distribuição dos nutrientes. O efeito imediato são fios visivelmente mais limpos, soltinhos desde a raiz e até com mais volume. A longo prazo, eles ficam mais fortes e resistentes, já que o procedimento estimula o crescimento saudável das novas mechas. Mas é preciso repetir o tratamento mensalmente ou, em casos mais sérios, como o de queda e rarefação, a cada 15 dias. Você pode obter resultado semelhante em casa aplicando produtos específicos para esse fim. Algumas marcas oferecem apenas o xampu detox (o item mais importante); outras dispõem também do tônico capilar. Não é obrigatório, mas, se puder usar a linha completa, melhor. Os fios parecem bem cuidados e mais leves desde a primeira aplicação, mas, para manter a saúde do couro cabeludo, potencializando o efeito dos tratamentos de hidratação e nutrição, o ideal é repetir o processo uma vez por semana, intercalando com seu xampu habitual.

Coloque em prática

Antes de mais nada, é bom saber que a versão detox é diferente do xampu de limpeza profunda (mais antigo). “É uma evolução desse produto, já que não só faz uma super-higiene no couro cabeludo como nutre e hidrata, evitando que a purificação resseque os fios”, explica a cosmetóloga Ana Carolina Ribeiro, professora da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Além disso, o detox costuma conter ativos esfoliantes e refrescantes, como menta e melaleuca. “O certo é passar no couro cabeludo e esfregar bem”, diz a farmacêutica Marcela Buchaim, do Spa do Cabelo do Studio Tez, em São Paulo. Já o tônico, cuja ordem de uso depende do fabricante, tem a função de potencializar a revitalização do couro. Aplique com uma massagem vigorosa para ativar a circulação local.

Publicidade