Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

As mensagens que o couro cabeludo dá em relação à saúde dos fios

Oleosidade excessiva, descamação, ardor, coceira e queda dos fios são alguns sinais que podem indicar que há algo errado

Por Karina Hollo
Atualizado em 31 out 2017, 09h51 - Publicado em 31 out 2017, 09h51

O couro cabeludo é o principal responsável pela saúde dos cabelos. Seu estado alerta quando algo está errado nos cuidados dos fios. Oleosidade, descamação, coceira e queda em demasia podem indicar problemas. “A falta de atenção para essa região pode, sim, afetar a forma como seu cabelo cresce”, alerta Renata Souza, especialista saúde do couro cabelo do SpaDios, em São Paulo. Entenda os sinais:

Oleosidade excessiva

O aparecimento da oleosidade acontece quando as glândulas sebáceas aumentam demais a produção de sebo. A raiz fica melada e podem aparecer cravos e espinhas no couro cabeludo. “É importante entender que existem fatores individuais como hormônios, genética, stress e idade que influenciam na produção de sebo”, fala Renata.

(mraoraor/ThinkStock)

Coceira e descamação

A dermatite seborreica ocorre quando a reprodução das células do couro cabeludo fica acelerada. Daí o aparecimento de placas esbranquiçadas, conhecidas popularmente como caspa, que se concentram ao redor da raiz, provocando coceira. “A dermatite pode surgir tanto em cabelos secos quanto em oleosos após o uso de produtos químicos, ao lavar os fios com a água do chuveiro muito quente, expor os fios ao calor do sol ou do secador”, conta a expert.

Continua após a publicidade

Queda de fios

É comum perder de 80 a 100 fios por dia. No entanto, quando há uma queda expressiva, pode ser que o couro cabeludo não esteja recebendo os cuidados devidos. “Uma sugestão é realizar um último enxague com água mineral ou água filtrada gelada, já que esse choque térmico leva a uma vasoconstrição, que melhora a qualidade da circulação do couro cabeludo.”

(*/ThinkStock)

Ardor

Sentir o couro cabeludo arder pode ser sinal de ressecamento. Nesse caso, antes de realizar qualquer procedimento químico é importante diminuir a sensibilidade e investir na hidratação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.