Prepare os fios
Os passos anteriores à escova ajudam a garantir bons resultados. A lavagem só deve ser feita com xampu adequado. “É preciso respeitar as necessidades do seu cabelo e o seu objetivo. Se quiser efeito de volume, por exemplo, invista em produtos específicos para esse fim”, ensina o cabeleireiro Daniel de Oliveira, do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro. Já se os fios estiverem muito ressecados, os especialistas recomendam fazer antes uma hidratação. “Ela dará brilho e aspecto bem-cuidado às mechas, deixando a escova muito mais bonita”, ressalta a cabeleireira Helô Bassi, proprietária do salão que leva seu nome, em São Paulo. Outra dica é enxaguar bem o cabelo depois de lavar. “Se você deixar resíduos de condicionador, as mechas ficarão pesadas e sem brilho”, avisa Helô.
A técnica eficaz
Enxugar bem os fios antes de usar o secador é fundamental. Quanto mais molhado estiver o cabelo, mais ele irá quebrar na escovação. Além disso, mais jatos de ar serão necessários para secar – e o dano poderá ser ainda maior. Quem tem cachos deve retirar a umidade com papel de alta absorção (como papel-toalha), mas sem esfregar. “Os fios ficarão menos elétricos do que com a toalha”, esclarece Daniel. Em seguida, aplique um protetor térmico no comprimento e nas pontas para amenizar os danos do calor – aproveite para já desembaraçar. O próximo passo é escolher a escova. Em geral, as de formato cilíndrico são as mais indicadas para todo tipo de cabelo. A atenção recai sobre as cerdas: quanto mais cacheados e grossos forem os fios, mais firmes elas devem ser – assim, “seguram” bem as mechas e oferecem resistência para alisá-las. O diâmetro precisa ser proporcional ao comprimento do cabelo: quanto mais longo, maior. Quem tem fios mais lisos pode usar a escova do tipo raquete, de formato quadrado. Para facilitar a escovação, a cabeleireira Helô sugere dividir as mechas em quatro partes (duas laterais, uma na frente e outra atrás) e alisar uma de cada vez. Direcione o jato de ar quente da raiz às pontas, mantendo o aparelho a uma distância de cerca de quatro dedos dos fios. Evite dirigir o secador por muito tempo a um só ponto da mecha, pois isso pode ser extremamente danoso.
Efeitos especiais
“A finalização pede gotas de elixir ou silicone para brilho e acabamento”, afirma Daniel de Oliveira. Passe longe da raiz para evitar o aspecto oleoso. Dá para conseguir um pouco de volume e movimento secando as mechas para fora e direcionando o jato de ar de baixo para cima, o que levanta a raiz. O pó para volume também ajuda e é boa opção para criar uma franja mais alta, quase como um topete. Já para dar textura e disfarçar as pontas eriçadas, abuse das pomadas de styling. Finalize com um jato de ar frio para dar brilho.