Colombré: tudo o que você precisa saber sobre a tendência
Pra deixar 2015 mais colorido <3
Quando a gente acha que a tendência dos cabelos coloridos – que já está no rolê por uns bons três anos – vai perder o fôlego, sempre aparece um movimento para atualizá-la e mostrar que, sim, ela continua firme e forte. E enquanto veículos especializados apontam o rosa pastel como *a* cor do momento, as redes sociais (a.k.a. Instagram e Tumblr) mostram um número cada vez maior de adeptas do Colombré, que nada mais é do que o bom e velho ombré com cor. Para saber um pouco mais sobre a trend – e como cuidar dela – conversamos com os coloristas Juha Antero, do MG Hair, e Edu Alves, do Retrô.
Você vai precisar ir ao cabeleireiro.
A técnica para fazer o colombré é exatamente a mesma do ombré tradicional e a única diferença mesmo é que, depois de pronto, será aplicada a cor fantasia. “É importante ela ir, sim, até o cabeleireiro. Ele é a pessoa qualificada para fazer com perfeição aquele efeito gradual, que caracteriza o ombré”, explica Edu. De acordo com ele, a pessoa que tentar fazer em casa e não tiver a experiência corre o risco de sofrer o chamado “efeito balde”, que é quando as cores ficam tão divididas que não existe o degradê.
O processo de descoloração pode ser inevitável.
Dependendo da cor do seu cabelo e do tom fantasia que você escolher será necessário passar pela temida descoloração. “Quanto mais vibrante a cor escolhida pela cliente, mais claro deverá ser o fundo”, diz Juha. Bem, há os casos de pessoas que já possuem o cabelo claro e não vão precisar passar por esse processo, mas para um resultado mais satisfatório, não tem jeito: descolorir é fundamental. Vá ao salão com tempo porque será um pouquinho demorado, tá?!
Talvez a cor desbote com facilidade…
Cada caso é um caso, mas o certo é que a cor dure por cerca de cinco lavagens. Isso se você optar por usar tonalizantes ou o chamado pigmento puro, que é uma espécie de pó que colore. Para quem quer um cabelo colorido, esses produtos são ideais porque não agridem os fios que já sofreram um bocado por causa da descoloração. Além disso, como a cor sai durante o banho, sempre que você enjoar poderá escolher outro tom ainda mais maravilhoso. Ah, e você pode até pintar em casa, já que o mais difícil, que é o efeito ombré, foi feito no salão.
Mas você vai ter muita liberdade para brincar com as cores.
Sim! Se por um lado você fica escrava dos produtos hidratantes, por outro cabelo colorido significa liberdade. Liberdade para deixá-lo – com a ajuda dos tonalizantes – da cor que você quiser… Enjoou do rosa? Mude para o azul! Ficou com vontade de deixá-lo cinza? Vá em frente. Com ele descolorido você pode, inclusive, ter duas ou mais cores fantasia ao mesmo tempo. A escolha é sua! 🙂
E hidratação é tudo.
https://instagram.com/p/0iGrLMKd2H/
Antes de tudo tenha a consciência: vai dar trabalho. Isso porque, como na maioria dos casos, a descoloração se fez necessária, saiba que ela vai mexer com a estrutura do seu fio e deixá-lo ele clamando por salvação. “A cliente vai precisar cuidar desse cabelo como qualquer pessoa que tem cabelo tingido deve fazer: com produtos e específicos e muuuita hidratação”, explica Edu.