Cachos e cor: dicas para mudar o tom sem estragar a forma
Três especialistas falam um pouco mais sobre o assunto para você transformar o cabelo sem deixar a saúde dos fios de lado
*Texto escrito por Maria Cecília Prado, diretora do www.beautyeditor.com.br
Sim, é verdade: clarear de leve, alterar a cor ou fazer reflexos pode deixar os cachos com uma aparência mais glamourosa. Mas é preciso cuidado extra para mudar de look sem deixar o cabelo sem forma ou espigado. Três especialistas falam um pouco mais sobre o assunto.
Celso Kamura, rede C.Kamura, São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, SP
“Prefiro aloirar o cabelo usando tinta; sozinha, ela já consegue clarear os fios em dois ou três tons. A coloração preserva mais o cacho, enquanto a descoloração alisa um pouco as mechas. Claro que só consigo fazer isso se o cabelo for virgem – se apresentar uma pigmentação anterior, não dá para fugir do descolorante. Mas aí a mulher deve ficar prevenida: será necessário muito cuidado para recuperar a estrutura e preservar a saúde dos fios. Recomendo aplicações de um tratamento reestruturante a cada 15 dias, no salão. E, em casa, usar xampus, condicionadores e leave-ins reconstrutores bem poderosos.”
Didier Sé, salão Marcos Proença, São Paulo
“Quanto mais fino o cabelo, mais o cacho vai sofrer com a transformação. Por isso, se o seu for muito fininho, o melhor é evitar descolorações muito drásticas. Seja qual for a mudança de cor escolhida, faça, logo na sequência, um tratamento de nutrição e reestruturação especialmente indicado para o pós-química. Outra conselho que dou para minhas clientes cacheadas que pintaram ou descoloriram o cabelo: evitar usar secador, baby-liss, qualquer aparelho que funcione à base de calor por pelo menos um mês. Isso impede que aconteça uma agressão ainda maior aos cachos.”
Wilson Eliodorio, WES Wilson Eliodorio Studio, São Paulo
“Desenvolvi uma técnica particular para clarear cabelos cacheados e crespos sem modificar sua estrutura. Em vez de utilizar somente descolorante, faço uma mistura especial que inclui descolorante, água oxigenada, uma coloração bem clara, uma pitada de coloração preta, açúcar, óleo despigmentante e, por fim, um óleo vegetal emoliente. Com essa combinação, que batizei de Decapagem Iluminadora, consigo abrir bem o tom sem provocar amarelamento, ressecar ou alterar a forma. Mas, claro, isso não dispensa a manutenção em casa – qualquer tipo de tratamento químico, por mais controlado que seja, exige cuidado depois. Recomendo que minhas clientes façam sempre uma pré-lavagem: massageiem os cachos com óleo de tratamento e depois lavem seguindo a técnica no poo, só com condicionador. E que, a cada dez ou quinze dias, façam a lavagem normal, com xampu, e depois usem uma máscara potente, de preferência enriquecida com óleo”