PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Cabelo elástico: como recuperar os fios do efeito emborrachado

O que fazer para recuperar a fibra capilar e ter um cabelo nutrido e bonito de novo.

Por Melissa Vaz
Atualizado em 24 out 2018, 14h08 - Publicado em 11 ago 2014, 22h00
Cabelo elástico: saiba como recuperar os fios do efeito emborrachado
O cabelo elástico perdeu queratina, proteína e pigmento, por isso é fino e pode se quebrar facilmente. (Foto:/ThinkStock)

Ressecado ou elástico?

Enquanto o cabelo ressecado tem escamas abertas (o que provoca opacidade, já que os fios não refletem a luz) e tende a embaraçar mais do que o comum, o elástico teve sua estrutura alterada. Além do efeito chiclete, quando o cabelo encolhe depois de esticado, os fios ficam extremamente finos e podem quebrar facilmente com apenas a fricção de uma escova.

Geralmente, o efeito elástico aparece após um tratamento químico muito forte, como uma descoloração total dos fios, ou quando há uma incompatibilidade química entre alisamentos – quando ele é feito com amônia e opta-se por hidróxido de guanidina em uma segunda vez, por exemplo. O resultado é um cabelo frágil e fino devido à perda de queratina, proteína e pigmento.

Como cuidar

O primeiro passo é repor a massa perdida, deixando o cabelo mais rígido e encorpado. Procure por produtos, do xampu ao leave-in, com queratina e aminoácidos na fórmula e use-os em todas as lavagens até sentir o cabelo mais grosso (não se preocupe se ele ainda não estiver macio). Também é preciso ter bastante cuidado na hora de desembaraçar: use um pente de dentes largos e sempre comece pelas pontas.

O cabelo já está encorpado? Agora é hora de devolver nutrição e maciez. Hidrate pelo menos uma vez por semana com cosméticos à base de óleos como argan, macadâmia e ojon e que tenham pH ácido, ideal para fechar as escamas dos fios. Em situações emergenciais (e apenas nelas!), é possível recorrer ao vinagre, que também deixa as escamas uniformes por causa da acidez: deixe agir 5 minutos e retire com água corrente. A frequência de hidratações pode diminuir à medida que o cabelo vai se recuperando.

Continua após a publicidade

Como evitar que o efeito volte

Depois de garantir que as mechas estejam encorpadas e nutridas, é preciso ter cuidado para preservar a saúde dos fios. Não deixe de usar protetor térmico antes da escova e da chapinha e jamais os coloque em temperatura muito alta. Outra dica é evitar fazer processos químicos muito fortes, como descoloração e alisamento, em um curto espaço de tempo – três meses é o tempo necessário para o cabelo se reconstruir sozinho – e optar por fazer retoques apenas na raiz. Assim, o comprimento fica preservado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.