Cabelo cacheado: 5 produtos que resolvem de vez a alta porosidade
Cabelos fracos, ásperos e propensos a embaraçar são sinais de alta porosidade capilar. A boa notícia é que existem produtos para solucionar o problema.

Todo mundo quer um cabelo majestoso, mas não anda fácil manter um. A exposição frequente a químicas ou o uso constante de ferramentas de calor, como a chapinha, pode aumentar a porosidade capilar. O resultado é que os cabelos ficam fracos, ásperos e propensos a embaraçar.
“A porosidade é a capacidade que os fios têm de reter água e nutrientes. Quando está elevada, significa que as cutículas estão abertas e, por isso, há mais dificuldade para absorver e manter a hidratação e os ativos dos produtos”, explica a cabeleireira e visagista Bruna Canovas.
Embora a porosidade capilar possa afetar todos os tipos de fios, os cabelos cacheados são mais propensos ao problema. Basicamente, essa curvatura dificulta a distribuição uniforme da oleosidade, o que pode resultar em cutículas mais frágeis e abertas.
O desafio é encontrar os produtos certos para diminuir a porosidade. Muita gente testa fórmulas de todos os tipos, das mais acessíveis às mais caras, e, mesmo assim, sente que o problema não foi resolvido.
Mas, calma, há solução! A seguir, reunimos cinco produtos que realmente diminuem a porosidade do cabelo.
*Os produtos sugeridos nesta matéria foram selecionados de forma independente pela equipe da Editora Abril. Ao comprar por meio dos links desta página, podemos receber uma comissão — o que nos ajuda a continuar produzindo conteúdos relevantes para você.
Não é possível diminuir a porosidade capilar sem um acidificante, que fecha as cutículas. O produto regula o pH do cabelo, que, quando está poroso, se encontra em estado alcalino, com as cutículas abertas. O tratamento da Haskell é uma boa escolha para recuperar os cabelos, devolver suas características saudáveis e proporcionar aquele efeito de “desmaio” nos fios.
Mas o produto da Haskell não é o único de qualidade no mercado. O acidificante da linha Eudora Siàge também é reconhecido por regular o pH das madeixas e oferecer ação ultra-seladora. Ele forma uma espécie de escudo protetor ao redor dos fios e, assim, evita que a porosidade volte a aparecer.
Quando o assunto é tratar a porosidade, o Kerasys Tratamento Heat Protection é um dos favoritos. Ele restaura o cabelo e cria uma película protetora ao redor dos fios, evitando o ressecamento, a quebra e as pontas duplas. Sua fórmula combina queratina, ceramida, extrato de baobá e óleo de argan, que juntos fortalecem e nutrem profundamente os cabelos.
Outra excelente opção é o K.Pro pH Balancer, que atua selando as cutículas por meio de sua ação acidificante. Após o uso, tratamentos de hidratação e reconstrução tornam-se mais eficazes, já que as cutículas fechadas permitem uma melhor absorção dos ativos. O resultado são fios mais brilhantes, macios e saudáveis.
Assim que o pH do cabelo estiver regulado, é importante aplicar uma proteína capilar para reconstruir a fibra, devolver a elasticidade e reduzir a quebra e as pontas duplas. Um dos destaques do mercado é a Braé Hair Protein, que oferece um complexo de proteínas vegetais e ainda protege os fios das altas temperaturas.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.