Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Aprenda com os tutoriais de cabelo que deram errado

Você certamente já deve ter assistido a algum tutorial de cabelo que deu errado. Queimar os fios com babyliss já virou um clássico do Youtube. Reunimos então os mais famosos para te mostrar que, sim, é possível tirar algumas lições desses vídeos

Por Redação M de Mulher Atualizado em 15 jan 2020, 04h14 - Publicado em 10 jun 2014, 21h00

1. Chapinha não é babyliss

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=g80cGD67UXY%5D

Se você não quer se tornar o próximo viral da internet, o cabeleireiro Georges Mansour, da rede Jacques Janine, aconselha: “Não substitua o babyliss por uma chapinha na hora de cachear o cabelo”. Apesar desse truque já ter virado mania e até ter funcionado em alguns casos, ele pode causar um estrago e tanto nos fios. “Enquanto o modelador distribui bem a temperatura por toda a mecha, a chapa concentra o calor em um espaço muito pequeno. Por isso, acaba ficando mais tempo em contato direto com algumas partes do comprimento na hora da modelagem do cacho. E aí não tem jeito, o cabelo cola no aparelho e queima mesmo”, explica o expert. E mais: meninas de cabelo afro precisam tomar cuidados redobrados na hora de cachear os fios. Como eles costumam ser submetidos a mais processos químicos, se comparados aos lisos, acabam sendo mais sensíveis às agressões. 

2. Finalizador pode fritar o cabelo

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=LdVuSvZOqXM%5D

Quer mostrar para as amigas que já virou uma expert em enrolar o cabelo? Atenção: antes de começar a mostrar a suas habilidades, leia muito bem o rótulo do protetor térmico que for aplicar nos fios antes de modelá-los. “Quando o produto possui óleo na formulação, ele frita o cabelo assim que entra em contato com o calor”, conta Georges. Portanto, procure sempre na embalagem pelas indicações específicas para cada tipo de uso. Mas não é só isso: se o aparelho for profissional, a atenção deve ser redobrada. “Essas verões costumam atingir uma temperatura muito mais elevada do que os de uso caseiro. O ideal é então deixá-lo na potência mais baixa possível até pegar o jeito. Para temperaturas de até 80ºC, vale manter o aparelho por, no máximo, 15 segundos em contato com o cabelo. Já no caso de temperaturas superiores a essa, o ideal é esperar por um tempo mais curto, de cinco a dez segundos”, esclarece o cabeleireiro.  Afinal, você não quer virar o próximo meme das redes, certo?

3. Menos produto é mais

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=WZtNN_5wh-s%5D

Agora, se você está rindo à toa, porque já é naturalmente cacheada e não precisa lançar mão de um babyliss, pode parar! Valorizar o enrolado também tem lá os seus segredos. Ter cautela com os produtos é o principal deles. Não há cacheado que resista à oleosidade de uma quantidade exagerada de finalizador. O ideal é usar, em média, o equivalente a uma moeda de um real do ativador de cachos. Apenas! E é só no momento da aplicação do produto que o pente – sempre de madeira e com dentes largos – deve entrar em ação. Mas não pense que a rotina termina por aí. “Em seguida, pegue um papel toalha e amasse mecha por mecha, das pontas até a raiz, para retirar a oleosidade e cremosidade, que fazem os cachos caírem ao longo do dia. A toalha, nesse caso, não funciona, pois ela retira o creme todo”, ensina Georges. Depois, basta deixar os fios secarem ao natural para conquistar o efeito desejado e causar inveja por aí. 

4. Corte é para profissional

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kDSGfMGhYGc%5D

Acordou com uma vontade louca de repaginar o visual e quer adotar o novo curto do momento? Mantenha a calma e NÃO TENTE FAZER ISSO EM CASA!  “Se a pessoa não é profissional, não deve jamais cortar o cabelo sozinha. E o resultado fica ainda pior se ela tentar se aventurar com uma tesoura comum”, alerta Georges. Aqui, a dica é simples: se for mudar o corte, vá ao cabeleireiro! Mesmo sabendo que cabelo cresce, você não vai querer chorar pelos cantos até que ele volte a ser o que era antes, vai?

Continua após a publicidade
Publicidade