Aprenda a fazer a selagem capilar em casa
Essa hidratação ajuda a blindar os fios contra danos de secadores e chapinhas – e você não precisa gastar muito nem ir ao cabeleireiro
Para selar o cabelo, ou seja, deixá-lo protegido dos danos causados por chapinha e afins, precisamos “fechar” a cutícula dos fios. Isso mantém os ativos dentro da fibra capilar e evita a perda de água. Para esse tipo de tratamento, são indicados produtos com arginina, que tem propriedades hidratantes, e lisina, fortalecedora. A manteiga de karité, rica em ácidos graxos, ajuda a recuperar o brilho e a flexibilidade. Silicone e óleo de argan, emolientes, também são ótimos. Veja como fazer uma boa selagem sem ir ao salão!
Como fazer a selagem capilar
Aplique o creme de tratamento ou a ampola uma vez por semana, depois de lavar os fios. Quando o cabelo estiver mais forte, passe a fazer a selagem a cada 15 dias. “Enriqueça a máscara com 10 gotas de óleo de tratamento. Deixe no máximo 20 minutos e enxágue bem”, ensina o cabeleireiro Wilson Eliodorio, de São Paulo.
5 dicas para manter a selagem
- “No dia a dia, opte por xampus e condicionadores para cabelos danificados ou com química”, aconselha Linda Mori, técnica da Botânica Cosmetics.
- Faça uma boa hidratação nos fios toda semana. Pode ser em casa mesmo, mas sem preguiça!
- Ao enxaguar o cabelo, prefira água morna ou fria.
- Caso queira usar a chapinha, sempre aplique um protetor térmico nos fios antes. E não deixe o aparelho esquentar demais.
- Use finalizador para proteger das agressões externas. Após a conclusão da última etapa, finalize da maneira que melhor se adapte ao seu estilo e agrade a você.