5 sinais de que seus fios estão pedindo socorro!
O cabeleireiro Rogério Costa, do In Beauty Luxury, em Campinas, ensina como reconhecer os sintomas e o que fazer de acordo com o tipo de dano
1. ELES ESTÃO OPACOS
Uma das consequências de agressões externas como excesso de sol, cloro, mar, tratamentos químicos e uso de ferramentas térmicas é que (infelizmente) eles roubam o brilho dos fios. “Quando o cabelo fica opaco, significa que está intoxicado com o excesso de produtos acumulados nos fios”, explica Rogério Costa
TRATAMENTO INDICADO: Segundo o especialista, uma boa forma de recuperar o brilhos dos fios é com um detox capilar, que age diretamente no couro cabeludo, melhorando sua capacidade de distribuição de nutrientes. Finalize com uma boa hidratação ou nutrição dos fios.
2. ELES ESTÃO RÍGIDOS
O cabelo desidratado e sem elasticidade torna-se cada vez mais seco e menos macio, o que dificulta a escovação e pode aumentar as chances de quebra.
TRATAMENTO INDICADO: hidratação e reestruturação capilar
3. ELES ESTÃO COM FRIZZ E PONTAS DUPLAS EVIDENTES
Quando o cabelo está muito danificado, as cutículas se abrem e formam as chamadas pontas duplas. É uma forma de dano extremo, que leva à quebra.
TRATAMENTO INDICADO: “A melhor saída, nesses casos, é investir em um bom corte”, diz o profissional. Afinal, quando há quebra, não há procedimento que recupere os fios. Você pode até melhorar a aparência do cabelo, mas depois de quebrado, ele não volta a ser saudável como antes.
4. ELES DEMONSTRAM POROSIDADE
Isso acontece principalmente em cabelos loiros, que passaram pelo processo de descoloração. Nessa situação o fio está fragilizado e pode perder elasticidade. “Se ao puxar o fio ele fica franzido e não volta ao normal com facilidade, é sinal de que a fibra capilar perdeu toda sua umidade natural e elasticidade”, explica Rogério.
TRATAMENTO INDICADO
Quando os fios passam por tratamentos químicos eles perdem massa (proteína) e vitaminas importantes para sua saúde. Nesse caso, uma reconstrução (no salão, em casos mais graves) é o cuidado mais adequado.
5. SEM VOLUME
Além de ter perdido massa capilar, o cabelo poroso também perde água com muita facilidade para o ambiente externo, e isso altera seu peso, deixando os fios pesados e sem volume.
TRATAMENTO INDICADO
Existem no mercado produtos repositores de proteína, capazes de aumentar a densidade do fio e evitar a quebra do fio fragilizado. Fique atenta ao rótulo e modo de usar, já que, esses produtos, costumam indicar o uso por até duas horas para fazer efeito.