29ª semana da transição capilar: a eterna luta dos cremes de pentear
Deixar crescer, ter paciência e cortar as pontinhas é fácil - difícil mesmo é encontrar ~aquele~ creme perfeito.
Sete semanas após realmente encontrar o meu cabelo (quase) todo natural, a mesma batalha daquela época permanece: a de achar o creme perfeito. Engraçado que, depois de tantos desafios nesse longo caminho da transição, o mais complicado deles seja descobrir produtos que ajudam a definir os fios.
São tantas as barreiras que a gente quebra: abandonar o liso depois de tantos anos, libertar-se da química de escova progressiva, tentar entender o que acontece dia após dia… Mas essa história de cremes, xampus, condicionadores e todos produtos para criar aquela cabeleira incrível, realmente, não estava nos meus planos!
Como alguém que tem cabelos ondulados, oscilando ali entre o 2B e 2C, é complicado encontrar algo que não pese – e desafie as curvas já não tão seguras – ou então que ajude a dar mais forma. Por outro lado, dá uma alegria inexplicável ver as pontas libertas, querendo dar suas voltas!
Não sei se todo mundo já sabia disso e só eu cheguei atrasada para a festa, mas o mesmo ativador de cachos que uso quando lavo o cabelo não resolve meus problemas de dia seguinte. Ah, porque tem disso: com menos química, ele fica menos oleoso e leva mais dias para lavar de novo. E isso significa que, depois de dormir e acordar toda bagunçada, alguma coisa precisa ajudar na definição (mais uma vez)!
Claro que fatores como o clima e o corte de cabelo influenciam bastante nessa missão, mas, conforme as semanas passam, mais coisas eu descubro. E a principal delas é não tentar controlar aquilo que não precisa ser controlado. Como disse uma amiga no Facebook esses dias, a gente não saiu de uma ditadura para entrar em outra!
Ah, aqui tem algumas sugestões de cremes, ativadores e gelatinas para ajudar nesses dias: