Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

22ª semana da transição capilar: finalmente natural!

Depois de tantas tentativas e muito creme de pentear, as ondas já são maioria nos meus fios.

Por Gabriela Kimura Atualizado em 21 jan 2020, 07h17 - Publicado em 25 jul 2016, 12h58

Depois de muitas e muitas semanas do início da minha transição capilar – dos dramas, sofrimentos e milhares de produtos testados -, a “redenção” chegou. Hoje é, oficialmente, o primeiro dia que consigo usar meu cabelo natural, do jeitinho que ele é. E toda paciência compensou muito!

Juliana Mavalli/Carolina Horita
Juliana Mavalli/Carolina Horita

Ao longo desse período, precisei não só aprender como cuidar do cabelo adequadamente, mas também a desconstruir muitos padrões que nos fazem ser muito menos gentil conosco todos os dias. Aceitar que nem todos os dias vamos ser as musas dos ondulados/cacheados/crespos, que nem todas as pessoas vão achar lindo (e muitas farão comentários desagradáveis) e que tudo isso é bem mais um grito de liberdade que uma vaidade excessiva.

Foi um momento de me frustrar bastante, tentando usar todas as invenções possíveis para deixá-lo natural. E aí entendi que, na verdade, o natural requer bastante trabalho! Desde passar um pouco de frio (e sofrer com o frizz) até não querer xingar quem diz que “o cabelo não é bom”. Que aprendizado de autocontrole, viu!

Carolina Horita
Carolina Horita

Por conta da descoloração lá do começo, ainda percebo uma grande diferença na estrutura do fio, que não enrola de jeito nenhum. Além de ser o pedacinho que sobrou da progressiva, é também mais ressecado e rebelde. Sabe quando parece que você tomou um choque e as pontas ficam espetadas? Pois é.

De tudo o que a gente passa durante a transição, a única coisa que ainda não aprendi a controlar (e nem entender) é a ansiedade. Antes era de recuperar a vitalidade do cabelo, depois passou a ser conseguir qualquer onda que não lisa e aí era achar o creme perfeito. Agora não vejo a hora de deixá-lo mais comprido, para descobrir qual que é a dele longo. Aliás, estou aceitando sugestões de cremes para pentearwink

Continua após a publicidade
Publicidade