Testados e aprovados: os melhores aplicativos para editar fotos no celular

Dá para ter um ótimo resultado com apenas alguns toques e sem muitos passos

Eu sempre fui aquela pessoa a quem recorrem quando precisam de alguma dica relacionada à Internet. Peraí! Não vai embora! Apesar de soar pretensioso, a verdade é que isso tem mais a ver com uma das minhas principais características: sou muito curiosa. Depois de aprender o básico de programação sozinha quando era adolescente, fuçando aqui e ali, vi a evolução digital dos últimos anos do melhor lugar possível: em ação.

Meu TCC da faculdade de jornalismo, por exemplo, foi uma reportagem multimídia. Pensei em fazer um documentário, mas por que não explorar mais possibilidades visuais? Tenho conta em todas as redes sociais (mas não estou ativa em algumas, confesso), baixo tudo quanto é lançamento de app, vivo de olho nas atualizações do iOS e consumo muita informação relacionada ao comportamento on-line. Escolhi a criação de conteúdo digital para dedicar minha carreira, afinal.

Acredito que o melhor dessas ruas invisíveis que nos conectam é o universo de alternativas. Aqui a gente aprende, assiste a vídeos, lê, conversa, compartilha bons momentos, descobre o que está acontecendo lá do outro lado do mundo (ou na vida daquela pessoa que estamos de olho). A gente faz amigos, faz política, faz meditação guiada, faz poesia, faz piada, faz barulho. É ou não é fascinante?

Por isso, amei a oportunidade de escrever sobre isso aqui no site de CLAUDIA e quero te convidar para acompanhar, semanalmente, as minhas experiências mais legais – porque dividir descobertas também faz parte do rol das melhores coisas de um mundo conectado! Vou testar aplicativos, conversar com pessoas bacanas da área, listar dicas de fotografia para dar close nas redes sociais, correr atrás de novidades quentinhas e expor o que há de mais interessante.

Então, para começar, resolvi preparar uma seleção esperta de apps para conseguir um bom resultado nos cliques que faz do celular mesmo. Aprendi aqui na revista impressa – olha a ironia! – que uma foto bem tratada faz muita diferença! E isso não significa deixá-la irreconhecível, mas valorizar o que há de melhor. Bora? Nada aqui foi feito com equipamento profissional.

LIGHTROOM CC

 (Foto: Isabella Marinelli/CLAUDIA)

Para mim, a melhor alternativa para cuidar das imagens. Não é filtro, é só configuração. Ótimo para melhorar as condições de luz, sombra, contraste – tipo S.O.S mesmo. Por exemplo, dá para deixar o mar mais azul (Cor > Mist. > Azul > + Saturação) ou, caso você tenha uma loja virtual, corrigir a cor de uma peça que saiu diferente da realidade. Ainda vou escrever só sobre ele!

FACETUNE

 (Foto: Isabella Marinelli/CLAUDIA)

Sejamos sinceras: às vezes, tudo o que a gente quer é dar um jeito na roupa amassada ou naquela mecha de cabelo fora do lugar. O Facetune é perfeito para isso! Vou assumir que já até tirei tomadas e rachaduras de parede com ele. Minhas ferramentas preferidas são o “Remendar” e o “Suavizar”. Só tome cuidado com os exageros!

BIG LENS

 (Foto: Isabella Marinelli/CLAUDIA)

Sabe o efeito retrato do iPhone? Pois bem. Com esse app, você consegue desfocar o fundo de qualquer foto, assim como o recurso do Jobs. O segredo é aplicar apenas no que está em segundo plano ou vai ficar meio falso.

HUJI

 (Foto: Isabella Marinelli/CLAUDIA)

Virou febre há algum tempo e acho até que já passou, mas ele é responsável por uma vibe vintage na foto, que lembra filmes de câmera analógica. Na versão gratuita, você não consegue importar uma foto do álbum e precisa fotografar direto por ele.

DALGONA

 (Foto: Isabella Marinelli/CLAUDIA)

Se não curte fazer o clique direto, dá para ter um efeito parecido neste aqui.

VSCO CAM

 (Foto: Isabella Marinelli/CLAUDIA)

De longe, meus filtros favoritos! Dá para apostar nos básicos, que são ótimos, ou comprar o pacote que faz mais o seu estilo. Além disso, dá para incluir o efeito “grain”, aquele granulado, que está em alta nos feeds gringos.

Escreve para mim? Vou adorar bater um papo ou receber uma indicação sua! Meu insta é @isa.marinelli.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s