Como tirar fotos incríveis usando apenas o celular

Uma paisagem linda ajuda, mas não é tudo. É preciso muito mais para um bom clique! Divido com vocês alguns truques que aprendi

Há alguns anos, não poderíamos imaginar que todo mundo andaria com uma câmera no bolso. As funcionalidades dos celulares estão cada vez melhores e, para amadores ou para quem ainda está começando a se interessar por fotografia, é possível conseguir bons cliques seguindo algumas dicas simples. Reuni os truques que, na minha opinião, mais fazem diferença e divido agora com você. Ah, e não deixe de seguir os perfis que ilustram este texto: são ótimas fontes de inspiração!

1. Limpe a lente

Parece besteira, mas já perdi as contas de quantas vezes vi fotos tiradas com a lente suja, especialmente feitas do celular. A gente acaba pegando o aparelho de qualquer jeito e deixando marcas de digitais na câmera, que conferem um efeito embaçado ao clique pronto. Então, ao menos que seu ídolo apareça repentinamente na sua frente e você não tenha tempo para se preparar, dê uma limpadinha na lente para conseguir nitidez na imagem.

2. Uma boa luz é tudo

Por mais que você edite em algum app, nada substitui uma foto com boa luz. Isso significa que o ideal é aproveitar o dia – melhor ainda se for no começo da manhã ou no fim da tarde.

Aprendi aqui na revista que a luz de meio dia é “dura”. Por vir exatamente do meio do céu, ela cria sombras na região das olheiras, abaixo do nariz e do queixo. Pessoalmente, acho que a pele fica linda no sol! Então é só ir treinando o ângulo para evitar o efeito sombreado.

Já dentro de casa, outra alternativa, no caso das selfies, é posar de frente para uma janela. Se tiver uma cortina translúcida na frente, para deixar a luz um pouco mais difusa, arrasa!

3. Mantenha a linha do horizonte reta

Nada pior do que uma foto em que o mar parece uma rampa de tão inclinado! Mantenha sempre as linhas retas em simetria. O mesmo vale para foto de casas, portas, janelas. Posicione-se no equivalente ao meio do que quer fotografar antes de apertar o botão.

4. Cuidado com o corte

Outra coisa que aprendi aqui na CLAUDIA: se for para cortar uma foto com pessoas, prefira fazer o corte nas “articulações”. Perdão pelo tom mórbido desta afirmação, mas o esquema é simples: o corte pode ser de corpo inteiro, claro, ou na altura dos joelhos ou na altura dos cotovelos. Pode reparar que fica muito mais harmônico!

5. Mantenha na foto apenas o essencial

View this post on Instagram

Golden mornings.. 🌟 @cluse #cluse

A post shared by HOLLY TITHERIDGE (@_hollyt) on

Na faculdade, ouvi dizer que se a foto não está saindo legal, é porque você não está perto o suficiente do seu alvo. Tente se aproximar e excluir do quadro tudo o que não é “necessário” para sua imagem.

6. Explore e tenha referências

Invista em outras ideias que não aquela boa e velha pose estática. Um clique de detalhes, uma mesa registrada de cima em flat lay (exemplo abaixo) ou alguém em movimento. Tá, mas como vou ter essas ideias? Referências! Faça uma pasta com fotos que você gosta, poses que se identifica, roupas que se parecem com as suas. Com uma base clara do resultado que quer alcançar, fica mais fácil. E isso não quer dizer cópia, não. É inspiração! Afinal, uma imagem nunca fica igual à outra e nada melhor para uma bom resultado do que treinar o olhar fotográfico.

Qual é o seu segredo para uma foto incrível? Quero saber! Me escreve lá no Instagram: @isa.marinelli

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s