Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

TV e Afins Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Fábio Garcia escreve sobre televisão desde 2012, mas consome a telinha desde que se entende por gente. Ama programas ruins que dão a volta e ficam muito bons
Continua após publicidade

O que falta para a Globo competir com a Netflix?

Quem nasceu pra Globoplay nunca será uma Netflix?

Por Fábio Garcia
Atualizado em 17 jan 2020, 10h15 - Publicado em 10 jul 2019, 14h53

A produção brasileira de séries deu uma guinada nos últimos anos, em parte com o aumento de produções na TV paga e agora com os investimentos da Globo no formato. Percebendo que as chances de exportação aumentam em dramaturgia curta, e ao reparar que perdeu uma parcela do público de novela para as séries, a Globo passou a atacar esse mercado com muita força. Mas, afinal, o que falta para chegar aos pés da Netflix?

Acredite ou não, mas as séries da Globo já têm um alcance fenomenal. Segundo números divulgados pela própria empresa, o primeiro capítulo de ‘Shippados’ (série de comédia romântica estrelada por Tatá Werneck) foi mais vista que a cultuada série ‘Chernobyl’, da HBO. Um número que parece muito irreal, dado que a série sobre o acidente nuclear teve uma repercussão muito mais grandiosa que a série amorosa.

Os próprios números da Globoplay fariam inveja à uma Netflix da vida, só ver como ‘Órfãos da Terra‘ (que coloca o capítulo no ar na internet um dia antes) tem tantas visualizações quanto essas séries mais faladas do principal serviço de streaming. Os números não chegam nem perto do que a televisão oferece, mas estão pau a pau com grandes estreias exclusivas de serviços on demand.

Roger Sadala, do seriado Assédio

(Globo/Divulgação)

Isso parece só o começo, porque a Globo continua preparando séries que serão vistas apenas na internet, com ocasionais exibições na televisão. Assédio‘,Ilha de Ferro‘, ‘Aruanas’, todas são séries com muita qualidade, muitas vezes com méritos superiores a muita coisa exibida na Netflix. Tanto em qualidade de produção, visual quanto mesmo em roteiro, quesito em que muitas séries da Netflix pecam bastante.

Continua após a publicidade

Mas o que falta para ser um nome tão grande quanto à rival americana? Bem, mesmo com toda essa qualidade já oferecida, a Globo precisa, superar o preconceito bobo do brasileiro. Existe uma síndrome de vira-lata do brasileiro que rejeita séries de sua nacionalidade, basta lembrar os comentários das pessoas preferindo ver a série brasileira 3% com dublagem em inglês e legenda em português… para parecer mais série americana. Há muita gente que se recusa a ver uma série brasileira por considerar melhor as coisas vindas de fora.

A Netflix tem feito um bom trabalho em produções nacionais, quebrando um pouco essa mentalidade, mas jogando contra a própria Globo tem ainda o preconceito por ser um “produto Globo”. Cá entre nós, se um ‘Assédio’ fosse colocada na Netflix sem o selo da Globo, ganharia uma repercussão muito maior.

Ainda é um trabalho difícil para a emissora se desvincilhar do próprio nome para competir com as adversárias, mas está no caminho certo. As produções brasileiras estão ótimas e queremos ver até onde chegará esse mercado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.