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Referência no mercado de consultoria de imagem, Rachel Jordan é especialista em comportamento profissional e atua como consultora, mentora e palestrante para empresas e pessoas que desejam desenvolver suas habilidades emocionais e alavancar a carreira. Co-autora do Livro À Sua Moda – 4Talks, Rachel também ministra cursos e workshops na área
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A importância do Branding Pessoal no mercado de trabalho

Sua marca pessoal é como você se posiciona no ambiente profissional

Por Rachel Jordan
Atualizado em 20 abr 2020, 13h30 - Publicado em 20 abr 2020, 13h30

Em um mercado altamente competitivo e repleto de inovações, não podemos nos dar ao luxo de sermos apenas mais uma profissional no meio da multidão. Todos os dias somos desafiadas a demonstrar nossas melhores habilidades e provar do que somos capazes. Mas será que vendemos nosso peixe de maneira adequada? Será que as pessoas nos veem como realmente gostaríamos? Sabemos surpreender o nosso público-alvo e deixar a nossa marca pessoal?

Se você parou para pensar antes de responder algumas dessas perguntas, é sinal de que está na hora de começar a construir o seu Branding Pessoal. Aliás, você sabe o que é Branding Pessoal? Se ainda não sabe, vamos começar pelo básico. Branding Pessoal não tem nada a ver com autopromoção. Ele nos ajuda a evidenciar o que temos de melhor, ou seja, nossos talentos, tudo aquilo que nos diferencia de outros profissionais. É um canal eficaz para transmitirmos nossos valores e objetivos, as metas que pretendemos atingir.

Trocando em miúdos, Branding Pessoal significa construir uma marca pessoal. É a maneira como você se posiciona no seu ambiente profissional, e até pessoal, para que as pessoas entendam exatamente quem você é, quais seus propósitos e o que você tem a oferecer. É fortalecendo sua imagem que você ganha notoriedade no que faz e se transforma em referência no seu campo de atuação. Quando pensamos em grandes marcas, lembramos imediatamente das emoções ou reações que elas nos causam. São esses sentimentos que refletem os valores de uma marca.

Portanto, se você deseja ser uma profissional bem-sucedida e lembrada de forma positiva pelos seus valores, não se esqueça de que o seu Branding Pessoal é fundamental para o seu sucesso de sua carreira. Quando construímos nossa marca de forma sólida, aumentamos nossa credibilidade e nossa rede de contatos. Agora que já entendemos o conceito de branding pessoal, vamos ver alguns erros que podem derrubar a sua marca pessoal e que devem ser evitados.

  • Não tente ser quem você não é, não passe uma imagem que não seja verdadeira. Se comportar dessa maneira pode acabar com a sua credibilidade. Se planeje, crie um diferencial e não tente pular etapas para atingir o que pretende. Lembre-se de que você está sendo avaliado a todo instante.
  • Não ignore seus pares do mercado. Saiba que sempre podemos aprender um pouco mais. Agregar novos valores pode potencializar o nosso diferencial. Portanto, não desconsidere nenhum conhecimento. Tire proveito de encontros, reuniões e eventos para ampliar sua rede relacionamento e fortalecer sua imagem.
  • No espaço virtual, seja nas redes sociais ou num blog, não feche os olhos para as críticas. Procure interagir de forma positiva mesmo nos casos dos comentários negativos. Eles podem servir para ajudar a pensar novas estratégias. A sua reputação no espaço virtual é muito importante, não misture o seu perfil pessoal com o profissional. Evite polêmicas relacionadas à política e religião.
  • Não conhecer seu público-alvo, não saber com quem você quer falar é uma falha grave. Tenha domínio do que você quer passar e escolha um canal adequado. Não adianta estar em todas as redes e ser irrelevante em todas. Escolha aquela que se adeque ao perfil da audiência que você quer atingir.
  • Não deixe de estar conectado com o que existe de mais atual em seu nicho de mercado. Achar que detém muito conhecimento e não buscar atualização permanentemente pode ser um erro fatal. Estar capacitado lhe dará mais chances de se tornar referência no seu mercado.
  • Não crie uma imagem dúbia, seja claro nas suas ideias e propósitos. Toda vez que for discutir um assunto, seja consistente, demonstre que você realmente tem conhecimento e autoridade no tema.
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