Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Natália Leite Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por MENTORIA PARA O DIA A DIA
Natália Leite é jornalista, mestre em ciência da informação e empreendedora. É co-fundadora da Escola de Você (plataforma de cursos online gratuitos para mulheres) e da Sonata Brasil Desenvolvimento de Lideranças
Continua após publicidade

Sua voz tem sido ouvida?

As mudanças só acontecem quando cada uma se põe em movimento; o importante é fazer a sua presença contar

Por Natália Leite Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 mar 2018, 14h43

Tenho um amigo que a-do-ra mandar piadas pelos WhatsApp. Homem culto e divertido, na maioria das vezes acerta. Ontem, no entanto, ele me mandou uma piada péssima. Tinha tanto machismo que não dava para simplesmente ignorar. Respondi da seguinte forma:

– Fulano, você deve ter mandado a mensagem pra pessoa errada. Aqui é a Natalia.

Ele retornou rapidinho:

–  Mandei pra você mesmo, Nat. É uma piada.

Continua após a publicidade

Ele sabe quem sou, conhece o trabalho que realizo. E não viu nada de errado em me mandar a piadinha infeliz. Até por gostar dele, segui na conversa.

– Posso te pedir a gentileza de não mandar piadas machistas pra mim? Não combina com o homem inteligente que você é.

Joinha. Carinha. Fim de papo.

Continua após a publicidade

Pode ser que o amigo nunca mais fale comigo. Pode ser que a relação se torne melhor do que antes. Eu sei lá o que vai acontecer! Mas vejo aqui uma lição. Me passou pela cabeça “deixar pra lá”,  ignorar a piada besta. O problema é que “deixar pra lá” vai fazendo parecer natural o que não é! É com uma piada machista aqui, um comentário preconceituoso ali, que se cria uma péssima cultura.

Esse episódio reforçou em mim a responsabilidade de comunicar, de modo claro, quais são os meus limites. Pode ser que o outro fique desconfortável? Pode ser, paciência. Ainda assim estou em paz. Ser coerente, fiel a mim mesma, me deixa serena. Nem sempre consigo. Às vezes, caio na armadilha do “deixa pra lá”. E isso não é bom. A gente pode e deve se posicionar.

As mudanças só acontecem quando cada uma se põe em movimento. Se você não gosta de ser chamada de um certo modo, tratada de um certo modo, diga. Se não conseguir dizer diretamente à pessoa, converse com alguém, peça ajuda. Mas vá para a ação. Você tem todo o direito de ser quem você é, gostar e não gostar do que bem entender.

Continua após a publicidade

Nem sempre as pessoas serão razoáveis e conscientes. Muitas vezes, você terá que desenhar a linha. E tá tudo bem, é assim mesmo. O importante é fazer a sua presença contar e a sua voz ser ouvida. A sua voz tem o poder de mudar o seu mundo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.