Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

O que é preenchimento facial?

O preenchimento consegue levantar e harmonizar, proporcionando um aspecto mais jovem e natural

Por Denise Steiner
Atualizado em 1 fev 2023, 09h51 - Publicado em 13 jun 2019, 10h00

O preenchimento consiste em injetarmos na pele substâncias biocompatíveis, como ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio, promovendo reestruturação, correção e harmonização.

No início, o preenchimento era feito somente nos sulcos e rugas para torná-los menos evidentes e fundos. Ao longo do tempo, a técnica foi se aprimorando, os produtos foram se diversificando e hoje há possibilidade de realizar esse procedimento no lábio, queixo, lóbulo de orelha, olheiras, entre outros. Além disso, o preenchimento começou a ser visto como uma técnica tridimensional (3D), que consegue levantar e harmonizar, proporcionando um aspecto mais jovem e natural.

Os produtos mais utilizados para o preenchimento são: o ácido hialurônico, a hidroxiapatita de cálcio e mais recentemente a policaprolactona. O ácido hialurônico é o produto mais conhecido para realização de preenchimento facial e hoje possui numa serie de especificações havendo um tipo de ácido hialurônico para cada área da face. Ele também promove hidratação, pois atrai a água quando está dentro de pele. Por outro lado, também promove algum grau de estímulo de colágeno.

A hidroxiapatita de cálcio é um produto um pouco mais recente, mas assim como o ácido hialurônico é duradouro, mas não definitiva, esta aprovado pelos órgãos regulatórios como Anvisa e FDA. Este preenchedor é utilizado em larga escala na Clínica Denise Steiner pois promove o preenchimento e o estímulo de colágeno.

O lábio, que é um local de muita movimentação, e a olheira, que tem a pele muito fina, só devem ser preenchidos com ácido hialurônico específico para cada área. Já a hidroxiapatita de cálcio é ideal para o terço inferior do rosto, definindo precisamente o contorno dessa região.

Continua após a publicidade

O procedimento deve ser realizado por médico especializado, que conheça a anatomia da face e também a especificidade de cada produto. O local deve ser preparado para procedimentos invasivos com o nível de assepsia adequado. Em geral, a sessão é a única e a quantidade de produto utilizado depende da indicação e necessidade de cada rosto. Podem ocorrer efeitos colaterais como inchaço, hematomas que são reversíveis e conforme o caso, necrose devido ao entupimento de artérias. A duração dos efeitos será por cerca de um a dois anos dependendo da idade, genética e quantidade de produto.

O preenchimento com ácido hialurônico e hidroxiapatita pode levantar o rosto utilizando técnicas especiais como a chamada MD CODES ou técnica em 3D. Também pode definir o contorno dos lábios e o aumentar do volume dos mesmos. O rosto pode ser reestruturado pois o preenchimento cria alicerces e vetores que neutralizam o envelhecimento. O preenchimento das olheiras promove leveza e naturalidade do olhar.

A avaliação previa do paciente levando em conta sua expectativa e sua necessidade é fundamental para se obter os melhores resultados.

Leia mais: O inverno é o melhor momento para fazer peelings

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.