Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

Vovós no comando

30 mulheres foram fotografadas pela norueguesa Anne Helen Gjelstad, em 2017, para um ensaio que ganhou o mundo

Por Natália Dornellas
Atualizado em 4 jun 2021, 16h42 - Publicado em 4 jun 2021, 16h38

Conhecida com a “Ilha das Mulheres”, Kihun, uma pequena península estoniana perdida no Báltico, foi aos poucos se transformando na“Ilha das Avós”. Das 30 mulheres fotografadas pela norueguesa Anne Helen Gjelstad, em 2017, para um ensaio que ganhou o mundo, 10 já haviam falecido em 2020.

Segundo artigo publicado na BBC, Anne Helene tinha ido à ilha para pesquisar e catalogar trabalhos manuais, mas o destino quis que fosse convidada para um funeral (sim, a morte por ali é lindamente celebrada) que mudaria o curso das coisas. Vestiu-se com roupas de luto azuis, um costume local, e foi colocada diante do corpo de Koksi Leida, na cozinha de sua casa.

Durante a cerimônia, as mulheres rezaram, se lamentaram e cantaram, antes que os homens chegassem para levar o caixão. A experiência do velório acabou se transformando no “Big Heart, Strong Hands”, um livro de fotografia que nos permite entrar na história do último matriarcado da Europa.

Pra quem chegou agora, Kihnu tem apenas 7 km de comprimento e 3,3 km de largura, e sua população é estimada em 300 residentes, com maioria de mulheres.

Como o matriarcado ali é que governa, as mulheres de Kihnu e da ilha vizinha Manija cuidam de tudo em terra firme, enquanto seus homens trabalham fora de casa, muitas vezes no mar, caçando e pescando focas. Tanto eles quanto elas suportaram uma ocupação soviética de 50 longos invernos que isolaram Kihnu do mundo. Esse talvez seja seu trunfo, pois acabou por isolar e proteger os costumes por ali.

Continua após a publicidade

Essas ilhas já foram descobertas por turistas atentos,que, no verão, se aglomeram para ver as mulheres realizando shows folclóricos de música e dança cheios de cores e energia feminina.

Prontas para partir

Ainda na matéria publicada pela BBC, chama atenção a relação daquelas vovós com a morte. Seguindo a tradição, quando uma mulher chega aos 60 anos em Kihnu, ela começa a preparar o enxoval de seu funeral. Para isso costura indumentárias especiais e luvas de tricô para os homens que escolhe para carregar seu caixão, uma honraria e tanto. A partir dali, está preparando-se para partir e, graças a Anne Helene, todas elas terão o seu legado preservado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.