Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês
CLAUDIA Cult Por Cultura Coluna sobre arte e cultura assinada pela redação de CLAUDIA

Hoje é dia da marmota e tem um filme pra comemorar. O que é isso?

O filme estrelado por Bill Murray e Andie MacDowell celebra esse feriado exótico (mas fofinho) nos Estados Unidos

Por Isabella D'Ercole - Atualizado em 2 fev 2017, 12h28 - Publicado em 2 fev 2017, 12h07

Todo dia 2 de fevereiro, os canais da TV paga reprisam o filme Feitiço do Tempo. Você pode não ter reparado nisso, mas há um motivo: o filme se passa no dia da marmota, 2 de fevereiro. Nos não comemoramos o dia da marmota no Brasil (nem faria sentido), mas o filme vale a pena ser visto.

feitic%cc%a7o-do-tempo

Nos Estados Unidos, a tradição se resume em observar o comportamento de uma marmota: se ela sair da toca, a primavera chegará mais cedo e o inverno será curto; porém, se a marmota voltar para a toca, ela previu um inverno longo e gelado, desanimando a maioria da população. Claro que não é nada científico, mas a tradição, iniciada em 1887, ganhou muitos fãs – e virou feriado em alguns lugares.

feitic%cc%a7o-fo-tempo-2

A maior festa acontece em Punxsutawney (fala-se punk-sa-toni), na Filadélfia. A marmota é chamada de Punxsutawney Phil. Depois de ver a marmota e receber a notícia que define o guarda-roupa e o ânimo da estação, os visitantes se deliciam com donuts, doces e bebidas quentes. Olha essa foto do ano passado!

dia-da-marmota
AP Photo/Gene J. Puskar

A tradição pode ser um pouco boba, mas virou um filme maravilhoso, que chamamos de Feitiço do Tempo no Brasil. Estrelado por Bill Murray e  Andie MacDowell (a estrela da L’Oréal com lindos cachos, lembra?), conta a história de um jornalista grosseiro e infeliz (Murray) que fica preso num fenômenos de tempo-espaço e é obrigado a reviver o dia 2 dezenas de vezes. No começo, ele não acredita, depois, tenta se matar e, por fim, resolve aproveitar-se da situação. Faz aulas de piano, aproxima-se das pessoas da cidade, faz amigos. E acaba se apaixonando por MacDowell, que o rejeita a princípio.

O filme de 1993 é uma comédia que merece ser vista todo dia 2 de fevereiro e ainda tem como marca registrada a música I Got You Babe, da Cher com o Sonny.

Continua após a publicidade
Publicidade