Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
CLAUDIA Cult Por Cultura Coluna sobre arte e cultura assinada pela redação de CLAUDIA

Quer ler mais em 2017? Organize uma lista de leitura

Se uma das suas metas do seu ano novo é ler mais, confira essa lista de títulos recomendados

Por Isabella D'Ercole Atualizado em 30 dez 2016, 11h35 - Publicado em 28 dez 2016, 09h00

Começo de ano implica em fazer listas de coisas que queremos mudar. Fazer mais exercícios? Sim. Dormir mais? Sim. Viajar mais? Sim. Que tal ler mais? Sim também.

Para facilitar, criei uma lista de 12 livros: um por mês dá para encarar fácil!

 

Continua após a publicidade

Madame Bovary

O romance de Gustave Flaubert conta a história de Emma Bovary, que sonhava em se casar para alcançar um posto mais alto na sociedade e ter luxos. Entretanto, quando realiza seu desejo e se torna a Madame Bovary, a vida é bem diferente do que ela imaginava. O romance é repleto de momentos tensos: não dá vontade de largar o livro. Recomendo abrir o ano com esse, que deve ser o mais denso e vai exigir a empolgação do início do projeto.

madame-bovary

 

Continua após a publicidade

A Amiga Genial

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma autora italiana cuja identidade real ninguém conhece. Ela lançou seu primeiro livro em 1992, mas só em 2015 os títulos começaram a chegar no Brasil. O interessante é que, mesmo sendo muito tempo depois, onde chega Elena vira febre. Esse título é o primeiro do que ela chama de tetralogia napolitana, uma série de quatro títulos sobre duas amigas que vão encarando as várias fases da vida. Se gostar do primeiro, já compra o segundo, o terceiro e se prepara para o quarto, que sai só ano que vem.

a-amiga-genial

 

Continua após a publicidade

O Amor nos Tempos do Cólera

Meu romance favorito é esse do Gabriel García Márquez. Ele não é o carro-chefe do autor colombiano, que normalmente é lembrado por Cem Anos de Solidão. Nesse livro, ele fala da história de amor entre Florentino Ariza e Firmina Daza, que são impedidos de ficar juntos quando jovens porque vão contra as convenções sociais, mas se reencontram mais de 40 anos depois. São os detalhes que fazem a leitura ser a mais agradável possível, com vislumbre da magia que só os casais apaixonados conhecem. A inspiração é a vida dos pais de Márquez.

amor-nos-tempos-do-colera

 

Continua após a publicidade

O Grande Gatsby

É provável que você já conheça a história, já que o filme com Leonardo DiCaprio fez tanto sucesso, mas vale a pena dar uma chance para o livro. A trama é poética e faz você mudar de ideia o tempo todo sobre quem você apoia, para qual personagem você está torcendo. Gatsby é um ricaço que conquistou muitas coisas materiais de maneira misteriosa. Entretanto, ele sonha em poder se casar com sua paixão da juventude, a bela Daisy. O problema é que Daisy já é casada e tem uma filha com um homem famoso na alta sociedade. A disputa fica intensa até se tornar insustentável.

o-grande-gatsby

 

Continua após a publicidade

Fim

A atriz Fernanda Torres é conhecida pelo talento na comédia, mas poucos sabem que ela é uma ótima escritora. Fim é seu primeiro romance e revela os acontecimentos na vida de vários amigos já mais velhos. O cenário é o Rio de Janeiro e tudo parece muito familiar, é fácil de se reconhecer. Dá vontade de mudar algumas coisas na vida para não acabar como eles. Os capítulos são curtinhos e a leitura flui bem rapidinha.

fim

 

Continua após a publicidade

O Irmão Alemão

Chico Buarque tem uma história de família engraçada. Não se sabe bem qual parte é verdade e qual é ficção, mas ele tem um irmão alemão, que só foi descobrir aos 20 e poucos anos. Era filho de seu pai, de uma relação antes de sua mãe. Essa é a parte verdadeira do título, o resto é ficção criada, mas as peças se encaixam muito bem. A história é fascinante porque o narrador tem sua vida transformada após a descoberta. Alguns trechos são bem divertidos. Vale começar por O Irmão Alemão e, se gostar, seguir para outros livros de Chico.

o-irma%cc%83o-alema%cc%83o

 

Continua após a publicidade

Barba Ensopada de Sangue

Daniel Galera foi muito elogiado quando lançou esse título, em 2012. O personagem principal é um professor de natação física que vai a Garopaba para descobrir um mistério da família e investigar suas origens. Entretanto, coisas místicas/mágicas/fora do comum acontecem no caminho e ele acaba passando por uma fase de reflexão pessoal repleta de descobertas. Como a história vai se desenrolando e novos fatos aparecem lentamente, é provável que o livro te capture.

barba-ensopada-de-sangue

 

Continua após a publicidade

Adeus às Armas

Ernest Hemingway escreve sobre guerra, amor e sofrimento. Falando assim, o livro não parece muito tentador, mas prometo que ele é tão charmoso quanto triste. Frederic Henry é um americano que resolver lutar no exército italiano durante a Primeira Guerra Mundial. Ele é motorista de ambulâncias e assiste às tragédias que se desenrolam durante o conflito. Porém, um dia, se encanta por uma enfermeira, Catherine Barkley. Os dois começam um romance proibido e resolvem fugir da guerra para ter uma vida a dois mais feliz.

adeus-as-armas

 

Continua após a publicidade

A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert

Se você gosta de suspense, esse título é super-recomendado. A história se passa em dois tempos, o presente e o passado. Um escritor em crise resolve se isolar para derrubar um bloqueio criativo, mas acaba descobrindo uma faceta escondida do seu mentor. Enquanto ele corre atrás das peças no presente, a verdadeira versão é contada em paralelo. Como o livro é muito cativante, você vai querer adivinhar qual o desfecho antes de acabar.

a-verdade-sobre-o-caso-harry-quebert

 

Continua após a publicidade

Vinte Mil Léguas Submarinas

Eu não lembro mais se a gente estuda Júlio Verne no colégio, mas deveria. O francês nascido no século 19 é reconhecido por criar as maiores referências em ficção científica. Ele tem livros como Volta ao Mundo em 80 Dias e Viagem ao Centro da Terra, que já virou filme da Disney. Mas Vinte Mil Léguas Submarinas ainda é meu preferido dele. A narração acompanha uma viagem do Náutilus, submarino autônomo criado pelo misterioso capitão Nemo. Se dentro do submarino já não existisse emoção suficiente com todos os acontecimentos inesperados, a descrição do fundo do mar, com criaturas exóticas e cores exuberantes, faz valer a leitura.

vinte-mil-leguas-submarinas

O Amante Japonês

A chilena Isabel Allende ficou conhecida internacionalmente por A Casa dos Espíritos, lançado em 1993. O Amante Japonês é seu mais recente lançamento, de 2015. Também é uma dessas histórias que entrelaçam passado e presente. A protagonista é uma senhora que vai morar em uma casa de repouso e revela, aos poucos, ter tido uma vida cheia de aventuras e descobertas. Ela guarda um segredo há muitos anos, mas, aos poucos, prepara-se para contar a verdade ao mundo.

o-amante-japones

 

Continua após a publicidade

Para Viver um Grande Amor

Vinicius de Moraes é um nome familiar a todos os brasileiros. Seus poemas e músicas fazem parte do nosso coletivo cultural desde pequenos. Quem nunca dançou Saltimbancos na escola? Pois o poetinha tem essa coletânea de lindos poemas e histórias sobre o amor. É daqueles que você lê e fica com os olhos marejados, dá vontade de se apaixonar mais e mais todos os dias. A leitura é tão levinha e gostosa que eu sugiro para aquele mês em que as coisas ficam mais pesadas.

para-viver-um-grande-amor
Continua após a publicidade
Publicidade