Vídeo mostra como a maquiagem mudou ao longo da história
Produzido pelo Buzzfeed dos EUA, o vídeo acompanha as transformações de make desde o ano 3000 a.C.
Depois de mostrar como o “ideal de corpo feminino” se transformou ao longo dos séculos, a equipe do Buzzfeed norte-americano acaba de produzir um novo vídeo sobre a beleza das mulheres – desta vez, sobre maquiagem. O filme expõe as transformações de make ao longo de mais de cinco mil anos, veja só:
Egito antigo (3150 a.C. a 31 a.C.)
Olhos delineados, sombra colorida (azul ou verde), batom vibrante e cabelos trançados.
Grécia antiga (800 a.C. a 500 a.C.)
Sombra sutil e monocelha – as mulheres costumavam colar pelos de animais para conquistar o visual.
Império Gupta – Índia (320 d.C. a 550 d.C.)
Olhos delineados com kajal, batom e cabelos decorados com flores frescas.
Era Elizabetana (1558 a 1603)
As mulheres apostavam no pó para ficar a com pele bem branca e usavam batom vermelho ou vinho. Com frequência, raspavam sobrancelhas e raiz do cabelo para dar a impressão de que a testa era maior.
Gueixas japonesas (século XVIII)
Base branca pesada, batom aplicado nos lábios imitando o formato de uma flor, olhos delineados com carvão (em cima) e tinta vermelha (embaixo) e sobrancelhas corrigidas.
Período pré-Revolução Francesa (1775 a 1789)
Pele branca (algumas mulheres chegavam a desenhar veias falsas para parecerem mais pálidas), bochechas cor-de-rosa, lábios brilhantes (o efeito era conquistado com gordura animal) e pintas falsas.
Era vitoriana (1837 a 1901)
Pele natural, sem qualquer sinal de maquiagem, era a chave para alcançar a beleza da época. As mulheres costumavam beliscar as bochechas para criar um rubor leve.
Anos 1960
Batom rosa pálido, sombras coloridas, cílios postiços, contorno para dar a impressão de rosto mais fino e cabelo com muito volume.