Seis dicas para manter suas unhas sempre saudáveis
Do ato de lixar até o prazo entre uma manicure e outra, as verdades e os passos importantes para você ter e manter as unhas fortes e bonitas.
Existe um jeito certo de lixar
“O movimento de vaivém danifica as bordas e favorece a escamação”, afirma Adilson Rodrigues, técnico da marca de esmaltes Mavala. Lixe circularmente num só sentido.
Unhas postiças prejudicam as reais
Se a retirada for de maneira errada, o resultado pode ser fatal. “Arrancá-las enfraquece as unhas de verdade”, fala a manicure Cecília Guana, do Salão Square, em São Paulo.
Dê um tempo na esmaltação
O ideal é dar um respiro de, pelo menos, dois dias entre uma coloração e outra. Quando o esmalte começa a envelhecer sobre a unha, ela pode ficar fraca e com manchas.
Esmaltes em gel não são inimigos
Em linhas gerais, eles agem como um escudo para os impactos do dia a dia, como a digitação. “Pode usar sem problemas, mas dê intervalos”, diz a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro.
Remover as cutículas faz mal
Elas são uma barreira de proteção do corpo. Por isso, a retirada constante pode se tornar uma porta de entrada para bactérias. Substitua o hábito por hidratações caprichadas.
A base faz toda a diferença
Ao criar uma camada, ela prepara o terreno para o esmalte. “A aplicação direta dele nas unhas pode causar amarelamento”, diz Flávia Novis, dermatologista do Rio de Janeiro.