Rosa: aprenda a usar a cor da temporada no make

A cor brilhou nas passarelas de verão de grifes como Armani, Stella McCartney e Alexandre Herchcovitch. Aprenda a usar as diferentes nuances e texturas da vez

Sombra

Trunk Archive Trunk Archive

Trunk Archive (/)

Acabamento certo

Invista nas sombras opacas ou com pouco brilho. “Quanto mais glitter ou cintilância elas tiverem, maior a chance de o look ficar desatualizado”, diz o maquiador Rosman Bráz, de São Paulo. As que têm consistência cremosa também são uma boa opção por dar um toque discreto e natural.

Básico

Os tons um pouco esmaecidos e puxados para o nude são perfeitos para criar um look delicado e com cara de dia a dia. “Combine com sobrancelhas suavemente preenchidas, cílios definidos com máscara e iluminador no canto interno dos olhos”, sugere Rosman Bráz. Misturar uma nuance mais clara de rosa no canto interno com outra um pouco mais marcante, como na foto, ainda deixa o visual moderno. Reserve o pink para usar apenas como delineador.

Equilíbrio no rosto

Caprichou na sombra e está com receio de que o visual fique rosa demais? Opte por batom nude ou balm hidratante, apenas para dar cor leve aos lábios, e blush um tom mais escuro. Criar um traço de delineador marrom (com risca grossa) é ainda uma forma de quebrar o look monocromático.

Blush

Trunk Archive Trunk Archive

Trunk Archive (/)

Ao natural

Foi-se o tempo em que o blush era forte e bem marcado – agora, quanto mais discreto, melhor. “Os tons quentes e queimados, com fundo vermelho, são os que garantem esse efeito”, explica Jake Falchi, maquiadora e artista nacional da M.A.C. Outra opção são os produtos de textura cremosa, que proporcionam rubor mais leve, como o de bochechas coradas.

Truque de expert

Na hora de aplicar, escolha um pincel redondo que tenha tamanho adequado ao seu rosto – se ele for grande demais, o resultado pode ficar exagerado e tirar o ar natural. Outro segredo é passar pouco produto. “Apenas encoste o pincel na face, depositando o pó bem de leve, e esfume”, ensina Rosman Bráz.

Rubor repaginado

Existem dois jeitos de criar aquele ar saudável. “Um deles é a aplicação frontal, nas áreas em que o rosto fica avermelhado quando você se exercita”, diz Jake. Nesse caso, esqueça as linhas retas e pincele o produto apenas no alto das maçãs. A outra técnica vem das passarelas: “O blush desceu um pouco e agora está sendo usado também logo abaixo dos ossinhos das maçãs”, completa a maquiadora.

Batom

Trunk Archive Trunk Archive

Trunk Archive (/)

Todos os gostos

É o produto que oferece maior leque de nuances e acabamentos. Para achar o rosa ideal para você, a sugestão dos especialistas é experimentar o make na boca mesmo – como a pele é mais clara que os lábios, o resultado da cor pode ser diferente se você testar, por exemplo, no dorso das mãos.

Brilho em alta

Os batons mate e supersecos saem de cena conforme as temperaturas sobem. É hora, portanto, de resgatar o brilho labial do nécessaire. Escolha um com efeito de vinil, apenas transparente, ou que tenha poucas partículas de glitter. “Elas dão ar muito antigo”, diz o maquiador Fernando Torquatto. Aumente a duração do gloss e evite que ele escorra fazendo um contorno bem suave com lápis ao redor da boca.

Boca da vez

São duas as apostas: o efeito “bem hidratada”, alcançado com a aplicação de balm rosado de leve, ressaltando a cor natural dos lábios; ou a boca mais delineada com tons de rosa mais intensos (pode até ser pink). “As nuances intermediárias, puxadas para o lavanda, que foram tendência há algumas temporadas, já estão em desuso”, avisa Jake Falchi.