Receita do Caribe: esfoliante corporal promete revigorar a pele em casa

Café, óleo de coco e açúcar são alguns dos ingredientes presentes neste esfoliante caseiro

A esfoliação é parte importante da rotina de beleza, ajudando a revitalizar a pele. Em Aruba, visitei a loja Aruba Aloe, de produtos à base de aloe vera (ou babosa), e ali aprendi a receita de um esfoliante corporal que compartilho a seguir. A região possui a empresa mais tradicional do mundo de produtos com o ingrediente­. Até dizem por lá que a Cleópatra usava e abusava deles, e que este era um de seus segredos de beleza. Isso porque o aloe vera possui ativos calmantes e restauradores. Curiosidades à parte, é fato que a receita traz benefícios à pele: o café, por exemplo, promete ativar a circulação sanguínea, melhorando o aspecto da pele; já o óleo de coco proporciona uma hidratação profunda, repondo minerais e vitaminas na região.

 A recomendação é aplicar o produto em todo o corpo antes do banho, em movimentos circulares e delicados, e deixar agir por 15 minutos. Depois, é só enxáguar em água corrente. Então, mãos na massa:

Beatriz Koch Beatriz Koch

Beatriz Koch (/)

Ingredientes
1/4  de xícara de açúcar
1/4  de xícara de café em pó
1/2  xícara de óleo de coco
1/2  xícara de hidratante de boa qualidade (com aloe vera, de preferência)

Modo de preparo
Misture  os ingredientes secos em um bowl e reserve. Em outro recipiente, misture os líquidos. Transfira as duas misturas para um pote de rosquear, misturando bem, com uma espátula, até incorporarem. Prontinho!

*Nossa editora-assistente Beatriz Koch viajou para Aruba, no Caribe, e indica: atividades para relaxar e se divertir; lugares para comer e beber bem e o que fazer com as crianças na ilha.