Proteja a pele dos cotovelos, joelhos e calcanhares
Como blindar a pele contra estragos naquelas áreas mais propensas ao ressecamento, como cotovelos, joelhos e calcanhares
Esfoliar é preciso
Áreas ressecadas costumam ter pele mais grossa e escura do que a do restante do corpo. Por isso, a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro, recomenda esfoliar essas partes antes de hidratar. “Assim, o tecido fica mais fino e o hidratante penetra mais.”
As táticas
Faça esfoliação uma vez por semana com cremes formulados com ingredientes como ácido salicílico, semente de uva ou açúcar. Lembre-se de que, quanto maior o grânulo presente no produto, mais agressivo ele é. Outra boa estratégia, segundo a dermatologista Bianca Gastaldi, de São Paulo, é usar diariamente um sabonete líquido à base de ácido glicólico. “Ele funciona como hidratante despigmentante e esfoliante suave”, explica.
Bucha pode?
É melhor não usar. “A bucha vegetal agride a pele e pode provocar efeito rebote, ressecando ainda mais a região”, afirma Bianca. O ideal é espalhar o esfoliante com as mãos em movimentos circulares, já que no sentido de vai e vem pode arranhar o corpo. Para Karla Assed, a bucha de material sintético, geralmente usada em crianças, é menos prejudicial. “Mesmo assim, diminui a sensibilidade. Então, cuidado para não esfregar com mais força que o necessário.”
Super-hidratação
Depois da esfoliação, é hora de hidratar essas áreas. Prefira cremes que contenham boa quantidade de ativos altamente emolientes, como ureia, lactato de amônio ou óleos naturais (girassol, amêndoa, argan…). “As manteigas, de consistência espessa, também são boas opções, pois retêm mais água na pele e por mais tempo”, sugere Karla.