Clique e assine com até 75% de desconto

Por que Alicia Keys está sendo criticada após anunciar linha de beleza?

Spoiler: há uma história de 2016 envolvida no caso

Por Da Redação Atualizado em 9 ago 2020, 16h47 - Publicado em 9 ago 2020, 16h30

Era 2016 quando a cantora Alicia Keys escreveu uma carta em que explicou detalhadamente a decisão de deixar de usar maquiagem. Estrela da música, sempre em capas de revista e grandes eventos, assim como muitas outras ela estava habituada ao uso de várias camadas de produtos para cumprir essa agenda. No depoimento, ela abriu o coração dizendo que havia sido a decisão “mais forte, poderosa, livre, e honestamente boa” que tomara até então; um processo consequente da criação de um novo álbum.

“Escrevi uma lista de coisas que eu estava cansada. E uma delas foi o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para que que a gente tenha que ser magra, ou sensual, ou desejável, ou perfeita”, disse, na ocasião, ao Lenny Letter.

Um ano mais tarde, Alicia figurou a capa da Allure, uma das mais importantes revistas especializadas em beleza do mundo, em que usava um delineado gráfico colorido. Naquele ponto, a decisão estava menos radical, como se houvesse passado por esse período detox para que a relação entre ela e a maquiagem se tornasse mais saudável.

View this post on Instagram

|| “I am all about a woman’s right to choose. I think a woman should do anything she wants as it relates to her face, her body, her health. Whatever mode of expression that empowers you, that’s what you should do. What I am not down for is this ridiculously high, unrealistic expectation about appearance that we as women are held to.”|| Alicia Keys for Allure Magazine, January 17, 2017. Photos by Paola Kudacki. #aliciakeys #alluremagazine #dope🔥 #genuinepersonalsourceofinspiration #mykindofwoman❤️

A post shared by #MeMySexeAndI™💫 (@axelle_jah_njike) on

“Eu não sou uma escrava da maquiagem. Eu também não sou uma escrava de não usar maquiagem. Eu posso escolher. É o meu direito. Acho que maquiagem pode ser uma forma de autoexpressão. Não é minha intenção humilhar ninguém [que decidiu usar]. Ninguém deve se sentir envergonhado pela forma que escolhe se expressar. E esse é o ponto. Se você quer fazer algo por si mesma, você deveria fazer”, comentou na entrevista.

De acordo com ela, estava exercendo o direito de fazer escolhas conforme suas vontades. “Acho que todas nós devemos fazer o que queremos relacionado a nossa aparência, corpo e saúde. Qualquer forma de expressão que empodere você, você deveria fazer. Só não concordo com essas expectativas altas e irreais que as mulheres são obrigadas a atender”, afirmou.

Ainda que sem usar muitos itens de cobertura e cor como antes, a cantora seguiu levando a sério todos os rituais que incluem cuidados para a pele. Entre os tratamentos favoritos, estavam um autobronzeador anti-idade, máscaras hidratantes, óleos orgânicos e lápis para sobrancelhas, contou a maquiadora Dotti, responsável pelos looks da artista, em entrevista à revista W em 2017. Já no ano passado, em 2019, Alicia chegou também a gravar os extensos passos para o Youtube.

Continua após a publicidade

Toda essa pauta voltou à tona na última semana, quando foi anunciada uma parceria entre ela e a marca E.l.f de cosméticos. Segundo o release da empresa aos veículos internacionais, a colaboração chegará em 2021 e será inspirada nas jornadas de cuidado da cantora. Eles ainda descrevem como uma linha de “lifestyle e beleza”. Entretanto, ainda que sem mais detalhes sobre quais produtos serão lançados, internautas acusaram a estrela de hipocrisia e de não ser glamurosa o suficiente para ter uma linha de maquiagem.

Imediatamente, os tweets foram rebatidos por outros usuários da rede, que defenderam dois pontos principais, entre outros: maquiagem também pode ser sobre expressão (e não sobre se esconder ou ser glamurosa) e todas as pessoas podem mudar de ideia ao longo da vida.

Diante da polêmica, uma das youtubers que havia criticado Alicia resolveu se desculpar publicamente após se dar conta de que o lançamento provavelmente será relacionado aos cuidados de pele. Disse ainda que precisa ler melhor as informações antes de tuitar.

Alicia Keys não se pronunciou em nenhum momento, apenas compartilhou um tweet da Allure sobre a linha com o comentário: “Vocês já vem me perguntando sobre a minha rotina de pele…”. Já a patrulha da internet segue atenta aos passos dela.

Continua após a publicidade
Publicidade