Perfume x hidratante: como combinar as fragrâncias
Se você fica na dúvida entre passar hidratante ou usar perfume, saiba que os dois podem formar uma dupla de sucesso juntos. É só casar as famílias olfativas para ficar perfumada e com a pele macia.
O mais certeiro é usar o hidratante perfumado que seja uma extensão da linha do perfume, isto é, que tenha o mesmo cheiro. Mas caso já tenha um perfume do coração, você pode buscar hidratantes da mesma família olfativa (perfume floral com hidratante de rosas, por exemplo) ou ainda buscar famílias olfativas que combinem entre si. “Como regra geral, notas orientais e gourmand são predominantes e mais difíceis de serem combinadas, enquanto os cítricos, florais e frutais são mais suaves”, revela a perfumista Milenna Siqueira, da Firmenich.
Anote as combinações que dão certo:
Florais caem bem com cítricos, gourmand e frutais.
Foto: Michel da Silva
Lavanda e musk é uma combinação harmoniosa
Foto: Michel da Silva
Perfumes com notas de especiarias funcionam com amadeirados e florais.
Foto: Michel da Silva
As fragrâncias cítricas casam com as ervas e as flores.
Foto: Michel da Silva
Optou pelos intensos orientais? Aposte nos hidratantes florais ou gourmand
Foto: Michel da Silva
Fragrâncias curinga
Se estiver na dúvida, opte pelos hidratantes que combinam com todas as famílias, como os que têm cheiro de algodão, por exemplo. “As notas aldeídicas e musk, que remetem ao cuidado e limpeza, são suaves e combinam com todos os cheiros”, diz Veronica Kato, perfumista da Natura.
Deixe espaços vazios
Para não criar um 3º cheiro ao passar hidratante, deixe sem creme algumas regiões estratégicas como pulso, atrás das orelhas, entre os seios, na nuca e nas dobras dos cotovelos áreas onde o perfume deve ir. “Dessa forma o perfume reage só com a sua pele e o hidratante não altera o seu cheiro original”, explica Milenna Siqueira.
Veja 40 opções de perfumes que já estão nas prateleiras