Os pecados do cabelo

Descubra se você comete alguma das atitudes que mais detonam os fios e saiba como reverter os danos sem sair de casa

1 – Pentear os fios úmidos
“Molhados, eles ficam mais elásticos e podem se romper”, explica o hairstylist André Czerwinski, do Vimax Hair & Beauty, de São Paulo. Desembarace os fios secos com um pente de madeira de dentes largos, vá das pontas em direção à raiz.

2 – Prender o cabelo molhado
Além de marcar os fios, o hábito abafa o couro cabeludo e aumenta as chances de alergias e coceiras. “Se ficar muito tempo úmido, o cabelo pode ficar com um cheiro desagradável”, avisa Rosiane Pinheiro, cabeleireira do I9 Hair, em São Paulo.

3 – Exagerar nos produtos
O condicionador é campeão nesse quesito. “Retirar o excesso de água do cabelo com uma toalha faz com que o produto fique menos diluído e com uma performance melhor”, diz André. A quantidade certa é o equivalente a uma moeda de um real. 

4 – Deixar creme no cabelo
Aquele “pouquinho” de creme que você deixa de propósito nos fios pode ser fatal. “O excesso de produto acaba deixando o cabelo pesado e com aspecto oleoso”, alerta Ana Paula Nesi, hairstylist do Studio Beleza Sonia Nesi, do Rio de Janeiro. 

5 – Esfregar com a toalha
Isso faz abrir a cutícula dos fios, deixando-os opacos, sem brilho e arrepiados, além de aumentar as chances de quebra. Acerte o movimento: utilize uma toalha macia e torça suavemente ou pressione os fios de baixo para cima. 

Os pecados do cabelo

Solução em sete dias para tratar em casa
Fios danificados perdem proteína e ganham uma estrutura porosa. Para trazer a força, o brilho e a beleza de volta, use a nova linha Dove Reconstrução Completa*, que recupera o cabelo em sete dias. Com Vital Keratin, o produto repõe proteína e repara a estrutura interna do fio. 
*Age na estrutura interna e externa comparado com shampoo sem agentes condicionantes.