Olho no rótulo: os símbolos de beleza sustentável nas embalagens
Alguns selos que aparecem com frequência em produtos com fórmulas naturais, orgânicas e veganas.
VEGANO
O símbolo ao lado corresponde ao certificado oferecido pela ONG norte-americana Vegan Awareness Foundation e valida a ausência de matérias-primas animais, como lanolina e mel, em cosméticos, alimentos e outros itens. Outras opções: um V desenhado na embalagem ou o termo por escrito, sinalizando a categoria.
EU RECICLO
Produtos com este selo no rótulo fazem parte de um projeto de compensação ambiental. Nele, as empresas remuneram cooperativas nacionais que fazem o trabalho de coleta e reciclagem de um total de resíduos sólidos equivalente ao número de embalagens produzidas pela marca durante aquele ano.
CRUELTY FREE
O desenho do coelho vem do slogan Beauty without Bunnies (beleza sem coelhos) e atesta que o produto não teve testes de eficácia e/ou de reações adversas realizados em animais. A The Body Shop lançou uma petição que visa banir esse tipo de experimento, em todo o mundo, até o ano de 2020.
ECOCERT
Fundado na França em 1991, o Ecocert inspeciona e regulamenta formulações orgânicas em todo o mundo. A presença deste símbolo significa que 95% das matérias-primas vegetais da composição são de origem orgânica, sem o uso de químicos e de agrotóxicos, e vindas de uma agricultura sustentável e socialmente justa.