Óleos de banho trazem hidratação e terapia para a pele
Os óleos de banho têm efeito terapêutico. Eles são um bálsamo
Os óleos de banho podem relaxar, refrescar, purificar, trazer energia
Foto: Divulgação
Não é todo mundo que tem pique para sair do banho e fazer o ritual do hidratante no corpo inteiro. Mas não é por isso que nós vamos deixar de hidratar a pele. Certo?
Existe uma boa saída para o impasse: aplicar o óleo de banho com a pele ainda úmida, dentro do banheiro, para aproveitar o calor do vaporzinho do chuveiro. Isso porque os benefícios dos óleos de banho vão muito além de simplesmente perfumar e deixar a pele macia. Eles possuem ingredientes emolientes oclusivos, isto é, que fecham os poros e evitam a evaporação da água, já que formam uma barreira protetora na camada superficial da pele. Em outras palavras, eles evitam que a pele perca água, o que é também uma forma de hidratação, resume a dermatologista Carolina Ferolla, de São Paulo.
Ela ainda dá mais uma dica: aplicados sobre a pele úmida, os óleos de banho têm uma capacidade maior de serem absorvidos pela derme. E, acredite, esse efeito pode aumentar ainda mais se for feita uma esfoliação antes do banho.
Achou que era só? Não, tem mais. Os óleos de banho têm efeito terapêutico, por conta de seus aromas que, dependendo da essência, podem relaxar, refrescar, purificar, trazer energia Tudo de bom! (veja uma seleção com mais de 15 óleos de banho aqui)
Mas atenção, vale lembrar que o óleo de banho não substitui o hidratante habitual. Eles têm funções diferentes. O hidratante segura a água na camada superficial da cútis e repõe a perda de gordura natural da pele, explica Carolina. Para não errar na hora de comprar um bom óleo de banho, é bom verificar a porcentagem dos tipos de óleos que compõem a fórmula. As concentrações de óleo natural devem ser mais altas e as de óleo mineral, mais baixas.